O ícone do Rock que escreveu seus dois maiores sucessos em um só dia
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de outubro de 2023
A década de 1970 revelou ao mundo grandes artistas, caso do guitarrista britânico Peter Frampton. O músico em questão tocou nas bandas Humble Pie e The Herd, mas explodiu mesmo como artista solo.
Peter Frampton - Mais Novidades
Frampton é responsável por músicas que até hoje fazem muito sucesso, como "Breaking All The Rules", "I'm In You", "Show Me The Way" e "Baby, I Love Your Way". Aliás, as duas das últimas músicas citadas neste parágrafo foram compostas no mesmo dia, como o próprio Frampton contou a Paul Brannigan, redator da revista Classic Rock.
"Comecei a compor ‘Show Me The Way’ em Nassau, nas Bahamas. Steve Marriott [vocalista do Humble Pie] tinha um chalé na praia e eu me mudei para lá por três semanas, com um violão e uma guitarra elétrica. Alvin Lee, do Ten Years After, estava na ilha na mesma época, então, nas duas primeiras semanas, não consegui escrever muita coisa!
Mas no dia seguinte à partida de Alvin, peguei meu violão e, em cerca de 20 minutos, criei a sequência de acordes de abertura de ‘Show Me The Way’, além de um verso e um refrão da letra. Gostei de como estava ficando, então a deixei de lado para trabalhar mais tarde. Naquela tarde, quando o sol estava se pondo, sentei-me sob uma palmeira e escrevi ‘Baby, I Love Your Way’. Desde então, tenho tentado descobrir de que lado da cama eu saí naquele dia!", relatou Frampton.
"Terminei de escrever ‘Show Me The Way’ na Inglaterra e inventei o famoso riff da caixa de som quando estávamos fazendo experiências com ela. Fico feliz por isso! O talk box tem um certo potencial cômico, e as pessoas ficam loucas toda vez que o ouvem. Gravamos a música no Clearwell Castle, usando o Ronnie Lane's Mobile Studio, basicamente porque o Led Zeppelin havia gravado lá. Eu era um grande fã do Zeppelin e adorava a produção aberta que o Jimmy Page conseguiu.
Lançamos ‘Show Me The Way’ como single do álbum ‘Frampton’ [1975], e ela foi tocada, mas não incendiou o mundo. Mas todos achavam que ela e ‘Baby, I Love Your Way’ deveriam ser músicas de sucesso, e eu acreditava! Então, lançamos a música novamente para promover o ‘Frampton Comes Alive!’ e ela simplesmente decolou.
Foi um choque ver como um álbum de grande sucesso de vendas poderia mudar minha vida. De repente, eu não podia mais ir a lojas de discos e até os ascensoristas dos hotéis sabiam quem eu era. Cuidado com o que você deseja, pois há partes da fama que não são tão desejáveis", complementou o talentoso guitarrista, cantor e compositor.
"Show Me The Way" e "Baby, I Love Your Way" são faixas de "Frampton", quarto disco solo de Peter Frampton, lançado em 1975. As duas canções são os maiores hits do músico, que continua na ativa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Com mais de 40 atrações, Monsters of Rock Cruise fecha cast para viagem de 2027
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
Rush toca "Moving Pictures" na íntegra em terceiro show da nova turnê
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
A música pedida pela gravadora que virou o hino definitivo do Kiss
Tarja sobre o Nightwish: "Era tão infeliz, não eram tempos felizes"



Quando Peter Frampton deixou de ser músico para ser um astro pop
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
Os Simpsons: Os 11 melhores momentos de rock & roll do desenho animado parte 2/3


