O ícone do Rock que escreveu seus dois maiores sucessos em um só dia
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de outubro de 2023
A década de 1970 revelou ao mundo grandes artistas, caso do guitarrista britânico Peter Frampton. O músico em questão tocou nas bandas Humble Pie e The Herd, mas explodiu mesmo como artista solo.
Peter Frampton - Mais Novidades
Frampton é responsável por músicas que até hoje fazem muito sucesso, como "Breaking All The Rules", "I'm In You", "Show Me The Way" e "Baby, I Love Your Way". Aliás, as duas das últimas músicas citadas neste parágrafo foram compostas no mesmo dia, como o próprio Frampton contou a Paul Brannigan, redator da revista Classic Rock.
"Comecei a compor ‘Show Me The Way’ em Nassau, nas Bahamas. Steve Marriott [vocalista do Humble Pie] tinha um chalé na praia e eu me mudei para lá por três semanas, com um violão e uma guitarra elétrica. Alvin Lee, do Ten Years After, estava na ilha na mesma época, então, nas duas primeiras semanas, não consegui escrever muita coisa!
Mas no dia seguinte à partida de Alvin, peguei meu violão e, em cerca de 20 minutos, criei a sequência de acordes de abertura de ‘Show Me The Way’, além de um verso e um refrão da letra. Gostei de como estava ficando, então a deixei de lado para trabalhar mais tarde. Naquela tarde, quando o sol estava se pondo, sentei-me sob uma palmeira e escrevi ‘Baby, I Love Your Way’. Desde então, tenho tentado descobrir de que lado da cama eu saí naquele dia!", relatou Frampton.
"Terminei de escrever ‘Show Me The Way’ na Inglaterra e inventei o famoso riff da caixa de som quando estávamos fazendo experiências com ela. Fico feliz por isso! O talk box tem um certo potencial cômico, e as pessoas ficam loucas toda vez que o ouvem. Gravamos a música no Clearwell Castle, usando o Ronnie Lane's Mobile Studio, basicamente porque o Led Zeppelin havia gravado lá. Eu era um grande fã do Zeppelin e adorava a produção aberta que o Jimmy Page conseguiu.
Lançamos ‘Show Me The Way’ como single do álbum ‘Frampton’ [1975], e ela foi tocada, mas não incendiou o mundo. Mas todos achavam que ela e ‘Baby, I Love Your Way’ deveriam ser músicas de sucesso, e eu acreditava! Então, lançamos a música novamente para promover o ‘Frampton Comes Alive!’ e ela simplesmente decolou.
Foi um choque ver como um álbum de grande sucesso de vendas poderia mudar minha vida. De repente, eu não podia mais ir a lojas de discos e até os ascensoristas dos hotéis sabiam quem eu era. Cuidado com o que você deseja, pois há partes da fama que não são tão desejáveis", complementou o talentoso guitarrista, cantor e compositor.
"Show Me The Way" e "Baby, I Love Your Way" são faixas de "Frampton", quarto disco solo de Peter Frampton, lançado em 1975. As duas canções são os maiores hits do músico, que continua na ativa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Iron Maiden começou a lucrar de verdade a partir do terceiro disco, diz Steve Harris
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
5 canções dos Beatles que George Martin não curtia; "que diabos era aquilo?"
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975

Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
Sem Peter Frampton, o "Alive!" do Kiss teria soado mais desafinado, revela o guitarrista
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte
Álbuns ao vivo: 10 grandes registros da história do rock


