O ícone do Rock que escreveu seus dois maiores sucessos em um só dia
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de outubro de 2023
A década de 1970 revelou ao mundo grandes artistas, caso do guitarrista britânico Peter Frampton. O músico em questão tocou nas bandas Humble Pie e The Herd, mas explodiu mesmo como artista solo.
Peter Frampton - Mais Novidades
Frampton é responsável por músicas que até hoje fazem muito sucesso, como "Breaking All The Rules", "I'm In You", "Show Me The Way" e "Baby, I Love Your Way". Aliás, as duas das últimas músicas citadas neste parágrafo foram compostas no mesmo dia, como o próprio Frampton contou a Paul Brannigan, redator da revista Classic Rock.
"Comecei a compor ‘Show Me The Way’ em Nassau, nas Bahamas. Steve Marriott [vocalista do Humble Pie] tinha um chalé na praia e eu me mudei para lá por três semanas, com um violão e uma guitarra elétrica. Alvin Lee, do Ten Years After, estava na ilha na mesma época, então, nas duas primeiras semanas, não consegui escrever muita coisa!
Mas no dia seguinte à partida de Alvin, peguei meu violão e, em cerca de 20 minutos, criei a sequência de acordes de abertura de ‘Show Me The Way’, além de um verso e um refrão da letra. Gostei de como estava ficando, então a deixei de lado para trabalhar mais tarde. Naquela tarde, quando o sol estava se pondo, sentei-me sob uma palmeira e escrevi ‘Baby, I Love Your Way’. Desde então, tenho tentado descobrir de que lado da cama eu saí naquele dia!", relatou Frampton.
"Terminei de escrever ‘Show Me The Way’ na Inglaterra e inventei o famoso riff da caixa de som quando estávamos fazendo experiências com ela. Fico feliz por isso! O talk box tem um certo potencial cômico, e as pessoas ficam loucas toda vez que o ouvem. Gravamos a música no Clearwell Castle, usando o Ronnie Lane's Mobile Studio, basicamente porque o Led Zeppelin havia gravado lá. Eu era um grande fã do Zeppelin e adorava a produção aberta que o Jimmy Page conseguiu.
Lançamos ‘Show Me The Way’ como single do álbum ‘Frampton’ [1975], e ela foi tocada, mas não incendiou o mundo. Mas todos achavam que ela e ‘Baby, I Love Your Way’ deveriam ser músicas de sucesso, e eu acreditava! Então, lançamos a música novamente para promover o ‘Frampton Comes Alive!’ e ela simplesmente decolou.
Foi um choque ver como um álbum de grande sucesso de vendas poderia mudar minha vida. De repente, eu não podia mais ir a lojas de discos e até os ascensoristas dos hotéis sabiam quem eu era. Cuidado com o que você deseja, pois há partes da fama que não são tão desejáveis", complementou o talentoso guitarrista, cantor e compositor.
"Show Me The Way" e "Baby, I Love Your Way" são faixas de "Frampton", quarto disco solo de Peter Frampton, lançado em 1975. As duas canções são os maiores hits do músico, que continua na ativa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
O disco dos anos 70 que David Ellefson comprou por conta da capa
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
Ghost anuncia "2 Big to Rig", registro ao vivo da "Skeletour" no México
5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
Ann Wilson admite que o Heart fez "pacto com o diabo" para sobreviver aos anos 1980
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
A banda que reviveu estilo esquecido de metal e arrecadou R$705 mil em 37 minutos
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
Bill Kelliher diz que não sabia o que aconteceria com Brent Hinds fora do Mastodon
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
Guitarrista e baterista negam que o Venom seja projeto solo de Cronos
O melhor e o pior álbum do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain

Quando Peter Frampton deixou de ser músico para ser um astro pop
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
Os Simpsons: Os 11 melhores momentos de rock & roll do desenho animado parte 2/3


