O elogio do fenomenal Jimmy Page a baterista que ele considera como "inspirado"
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de outubro de 2023
Jimmy Page, o guitarrista e eterno líder do Led Zeppelin, teve a sorte de tocar durante 12 anos com um dos maiores bateristas que o mundo já viu, John Bonham. Além disso, Page também tocou em uma das bandas essenciais de sua época, The Yardbirds, e desfrutou de uma carreira extensa e bem-sucedida como músico de estúdio antes.
Isso significa que, em todos os aspectos da música rock, Page reconhece a qualidade quando a vê, e embora isso seja mais evidente no seu domínio da guitarra, ele também sabe apreciar a habilidade na bateria.
A genialidade de John Bonham é evidente, tanto que, após sua morte prematura em 1980, o Led Zeppelin percebeu que não poderia continuar. Eles não apenas perderam um grande amigo, mas de muitas formas, o elemento único que tornava a banda tão especial tinha desaparecido.
Jimmy Page tinha plena consciência de que John Bonham era o coração do Led Zeppelin, e anos após a sua morte, ele refletiu à Rolling Stone (via Far Out): "Ele tinha um equilíbrio natural em tudo o que tocava. E então ele acrescentava um toque de bumbo que você sentia no estômago. Sua técnica era incrível. Era muito divertido tocar com ele. Além disso, ele amava o Led Zeppelin. Realmente amava a banda e costumava tocar nossa música em casa. Tínhamos muita diversão e improvisação no palco."
Tocar ao lado de um dos maiores bateristas por mais de uma década deu a Jimmy Page uma compreensão profunda do que faz um grande baterista. Mesmo em sua carreira anterior aos dias do Led Zeppelin, ele conseguia identificar um percussionista perfeito à distância, trabalhando com alguns dos melhores como um dos músicos de estúdio mais requisitados de Londres.
Além disso, um homem que o impressionou durante o final dos anos 1960 foi Mitch Mitchell, baterista do The Jimi Hendrix Experience. Assim como John Bonham, Mitchell foi fundamental no desenvolvimento de seus companheiros de banda, especialmente Jimi Hendrix, o pioneiro da guitarra.
Em uma extensa conversa com a revista Guitar World em 1993, depois de lamentar nunca ter tido a oportunidade de ver Jimi Hendrix tocar ao vivo antes de sua morte em 1970, a Page foi perguntado sobre o que ele achava dos discos de seu colega guitarrista do ponto de vista de um produtor. Em sua resposta, ele elogiou a brilhante inspiração de Mitch Mitchell neles, afirmando que nunca tinha tocado daquela forma antes e nunca mais o fez depois do The Jimi Hendrix Experience.
Page disse: "Eu achei que eles eram excelentes. Oh, sim. O baterista de Jimi, Mitch Mitchell, também era uma pessoa inspirada. Ele nunca tocou bateria daquela forma antes ou depois. Ele tocou coisas incríveis!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps