A canção homônima que Jimi Hendrix exigiu que as estações de rádio tocassem
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de novembro de 2023
Na época em que a maioria das pessoas ouviu sua música de sucesso "Fire", Jimi Hendrix já tinha uma reputação por suas performances, especialmente depois de incendiar fisicamente sua guitarra ao concluir seu show no Monterey Pop Festival. "Fire", que apareceu pela primeira vez no álbum "Are You Experienced", rapidamente subiu ao topo da lista das músicas mais conhecidas de Hendrix.
Jimi Hendrix - Mais Novidades
"Fire", que incluiu uma lendária performance de bateria de Mitch Mitchell, combinou um refrão com influências pop e um rock pesado de impacto total de uma maneira que só poderia ser imaginada por Jimi Hendrix. No entanto, em outras partes da década de 1960, outros músicos também cantavam sobre o fogo. O mais notório deles talvez tenha sido o excêntrico cantor britânico Arthur Brown, cuja música "Fire" de 1968, que ele escreveu e interpretou com sua banda, The Crazy World of Arthur Brown, se tornou um sucesso.
Em uma entrevista à NME em 2022, Brown contou (via Kark Post): "Tudo se abriu quando 'Fire' se tornou um sucesso, e passei de uma figura underground considerada estranha para cantar e tocar com pessoas que eram minhas influências e heróis, como John Lee Hooker e Frank Zappa. Quando as estações de rádio underground inicialmente rejeitaram a música, a gravadora a levou para as estações principais, que viram alguém com chamas saindo de sua cabeça e pensaram que era um disco de novidade escandaloso que se sairia bem no verão."
Hendrix não achava que Brown estava competindo com ele, apesar de ambos terem músicas com o mesmo nome. Na verdade, Hendrix estava endossando a música "Fire" de Brown, de acordo com o próprio Brown. Brown afirmou: "Ao mesmo tempo, Jimi Hendrix ajudou a popularizar 'Fire', pois ele estava na mesma gravadora dos EUA que eu e levou o disco às estações de rádio exigindo: 'Toquem essa música!'"
Brown também alega que "Fire" foi originalmente tocada nas estações de rádio R&B negras. Ele disse: "Com a maquiagem que eu estava usando, ninguém conseguia dizer de onde eu era ou minha raça, então todas as estações a tocavam."
Enquanto a versão de Brown de "Fire" chegou às paradas mainstream, a versão de Hendrix nunca o fez. "Fire" foi um sucesso número um no Reino Unido e chegou ao segundo lugar nas paradas de música pop americana, duas conquistas que Hendrix nunca alcançou em vida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"


A música que Jimi Hendrix estava de saco cheio de tocar ao vivo
Patti Smith relembra como foi conhecer Jimi Hendrix: "Poeta maravilhoso"
O curioso motivo que leva Robert Smith a ser fã de Jimi Hendrix e David Bowie ao mesmo tempo
Bumblefoot adorava Hendrix e Page, mas 3 guitarristas dos 80s mudaram sua vida de ponta cabeça
O componente brasileiro presente no único violão que Jimi Hendrix teve na vida
Satriani escolhe seu guitarrista preferido; "Eu não consigo acreditar no que ele fez"
A reação de Brian May ao ser eleito pela Total Guitar melhor que Jimi Hendrix


