Joe Eliott comenta álbuns de David Bowie e Queen que mudaram sua vida
Por André Garcia
Postado em 06 de novembro de 2023
No começo dos anos 80, o Def Lepard se tornou um gigante do rock britânico misturando o hard rock de arena do AC/DC em "Highway to Hell" (1979) e "Back in Black" (1980) com o transgressor glam rock feito por David Bowie e Queen na primeira metade da década anterior.
Def Leppard - Mais Novidades
Seu vocalista, Joe Eliott, em 2019 á Classic Rock comentou o álbum do David Bowie e do Queen que mudaram sua vida e inspiraram sua carreira.
David Bowie - The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars
"1972. Top of the Pops. 'Starman'. Então, fui lá e comprei '[The Rise And Fall Of] Ziggy Stardust [And The Spiders From Mars]': um disco que mudou minha vida, sem dúvida. Por mais que Bowie odiaria isso, foi o início embrionário do glam rock como o conhecemos, ainda mais do que [Marc] Bolan. Bolan tinha isso, mas Bowie levou para outro nível; porque quando chegamos a 1973, Bolan meio que já tinha perdido a mão."
"Bowie realmente só fez seu lance glam rock absorvendo coisas de outras pessoas — três anos depois ele era um cara do soul. Mas Ziggy Stardust tinha muito a ver com a banda: o solo em 'Moonage Daydream'; a seção rítmica… Algumas daquelas músicas eram absolutamente impressionantes. Um disco brilhante e impressionante."
Queen - Sheer Heart Attack
"Foi aqui que entrei no mundo do Queen — por algum motivo, não peguei os dois primeiros álbuns. Nosso baixista sempre me olha como se eu tivesse três cabeças quando digo que não assisti [eles tocando] 'Seven Seas Of Rhye' no Top of the Pops. Eu devia estar jogando bola naquela semana em específico. Mas, quando ouvi Killer Queen pela primeira vez, pensei, 'uau, isso é diferente!'"
"Dava para perceber que eles eram uma banda de rock, mas também dava para perceber que eram muito mais do que apenas uma banda de rock. Tinha elementos de vaudeville, o que é algo fantástico para incorporar. Quando ouvi o álbum, ainda tinha mais coisas, como 'Bring Back That Leroy Brown', ao mesmo tempo que tinha coisas porrada como 'Brighton Rock', mas com Freddie Mercury cantando em um falsete estranho que soava como Sparks."
"É um disco incrível. 'Now I'm Here' ainda é uma das melhores músicas de rock já escritas. Era muito variado, muito Queen no sentido de estabelecer um padrão que eles depois tiveram que seguir. Não era como um disco do AC/DC, onde você tem 10 músicas muito parecidas. Este parecia quatro bandas diferentes em um único disco, com quatro personalidades diferentes fazendo música."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
O disco que define o metal, na opinião de Cristina Scabbia, do Lacuna Coil
A categórica resposta de Alírio Netto sobre como lidar com quem não gosta dele no Angra
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
A brincadeira feita durante turnê que custou caro para membros de Anthrax e Slayer
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Os hits de Iron Maiden e Richie Kotzen que Bruno Valverde e Julia Lage gostariam de tocar


O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
WatchMojo: os 10 guitarristas mais subestimados de todos os tempos
Noisecreep: dez melhores canções de Metal (e Hard) dos 80s


