Humberto Gessinger e o equívoco dos brasileiros sobre o que seria a essência do rock'n'roll
Por Bruce William
Postado em 13 de dezembro de 2023
Durante a histórica participação no Corredor 5, o vocalista e compositor Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii) refletiu sobre como a década de oitenta causou uma percepção nos brasileiros que ele considera equivocada, apesar de fazer parte dela.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
"Muito do motivo de eu não ter sido músico antes e nunca achar que eu poderia ser músico é que meus ídolos todos eram aqueles tipo de ídolos que te faziam pensar que as coisas são impossíveis de fazer", diz. "Tu ouve o Steve Howe tocando guitarra, ouvir o Rick Wakeman tocar, nunca vou fazer isso", explicando por qual motivo nunca achou que a música fosse um lance para ele.
Humberto conta que de repente as coisas passaram a tomar um novo rumo: "Mas como mudou a agenda mundial, mudou ali no punk, virou fácil de você mesmo começar a ficar bonito tocar guitarra mal, né? Eu disse: 'Ah, se é bonito tocar mal, tô nessa!". Neste ponto, ele dá um exemplo de como eram as coisas na época: "Todo aquele pessoal que ficava brigando se Deep Purple é melhor do que Led Zeppelin cortou o cabelo, começou a ouvir New Wave e começou a achar solo de guitarra horrível, ou virou punk".
Prossegue Humberto: "Eu fui meio otário assim até os anos 80, porque todo mundo da minha geração - o Renato Russo ouvia as mesmas coisas que eu, rock progressivo - a gente dizia que ouvia as coisas do momento, mas eu ouvia aquela velharia que são os discos que todo mundo jogou fora, todo mundo jogou fora as coleções de Led porque mudou a agenda. Depois, todo mundo comprou os discos de novo. Era uma agenda".
De acordo com ele, chegou uma hora em que se decidiu que as coisas começariam a partir dali, "tudo zerou" e "o mundo começou do zero": "Diziam: 'agora é rock and roll', quando não é nada disso. Teve muito Rock & Roll bom no Brasil antes. Mas tu fala pras pessoas assim de rua, todo mundo acha que Rock & Roll é aquela geração dos anos oitenta". Humberto, obviamente, não nega que gosta e vive daquilo pois foi quando ele cresceu e prosperou com artista, mas afirma que houve uma curiosa má-interpretação da coisa aqui no país: "Os anos oitenta para todo mundo não foram anos de rock and roll. Foram anos da digitalização dos teclados. Volta um pouquinho depois com as hairbands, que também não são lance legal, mas volta a ser esse rock and roll meio assim obscuro com a coisa do grunge, mais assim, Soundgarden e tal. Mas é muito louco porque, pro Brasil, ficou (marcado) os anos oitenta, que foram os anos menos rock and roll".
O trecho acima aparece a partir dos 43 minutos do vídeo abaixo, que traz a participação de Humberto Gessinger no podcast Corredor 5, apresentado por Clemente Nascimento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
Steve Harris, do Iron Maiden, quer fazer shows até o fim da vida
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
Tarja detalhou o inesperado e público pedido de desculpas de Marko Hietala
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Regis Tadeu detona Engenheiros do Hawaii: "Monumento à pretensão vazia do rock"
Gessinger, como Lobão, não entende porque os anos oitenta são considerados "a década do rock"
A banda de rock brasileira que para Humberto Gessinger era maior que os Beatles


