The Cure: O álbum de David Bowie que é o "maior já gravado" para Robert Smith
Por André Garcia
Postado em 09 de dezembro de 2023
O ano de 1972 está marcado na história da cultura pop britânica como o ano em que David Bowie dominou a Inglaterra. Em janeiro ele declarou à maior publicação musical do país ser homossexual (anos antes de Freddie Mercury e Elton John).
Cure - Mais Novidades
Além disso, em junho lançou seu álbum "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars", e no mês seguinte apareceu no programa musical de maior audiência do Reino Unido, o Top of the Pops — já incorporando o extravagante e andrógino alienígena Ziggy Stardust.
Aquela apresentação causou revolta nos conservadores, mas na mesma medida causou frisson entre os jovens que se sentiam um peixe fora do aquário. Jovens esses que anos mais tarde liderariam os maiores expoentes do post punk: Johnny Marr e Morrissey (The Smiths), Ian McCulloch (Echo & The Bunnymen), Siouxsie Sioux (Siouxsie & The Banshees), Ian Curtis (Joy Division)... e, claro, Robert Smith (The Cure).
Bowie influenciou muito a sonoridade dos pioneiros post punk com sua vanguardista trilogia Berlin, composta pelos álbuns "Low", "Heroes" e "Lodger", lançados entre 1977 e 79, em parceria com Brian Eno.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, à NME em 2013 Robert Smith declarou:
"'Low', de David Bowie, é o melhor disco já feito. Comprei em cassete e, no mesmo dia, fui a um centro de jardinagem com minha mãe. Eu tinha encomendado na loja de discos local, e Paul, que estava na banda e era meu cunhado, tinha deixado na caixa de correio. Como eram estranhos aqueles dias… [...] 'Low' foi o álbum que teve um enorme impacto em mim, na forma como eu encarava o som. Nenhum outro álbum fez isso comigo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
Richie Faulkner (Judas Priest) lembra período em que tocou com Lauren Harris
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
O álbum que Dave Grohl disse ter sido "o disco mais bonito" que já ouviu
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
Nightwish segue sem previsão de volta, revela Floor Jansen
Savatage volta à América do Sul em 2027, diz baixista
Ghost anuncia álbum ao vivo "2 Big to Rig Original Motion Picture Soundtrack"
O truque simples que criou o som monstruoso de guitarra de um clássico do AC/DC
O conselho de fundador da Nuclear Blast que fez o Sepultura voltar às raízes
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
Slash ficou decepcionado ao ver o Aerosmith ao vivo pela primeira vez
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje

As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Baixista se afasta do The Cure devido a problema de saúde e é substituído por filho
Rolling Stones disponibilizam duas novas músicas, "Jealous Lover" e "Divine Intervention"


