Iron Maiden foi parte do new wave of british heavy metal? Dennis Stratton opina
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de dezembro de 2023
Em uma conversa com Gustavo Maiato, da Roadie Crew, Dennis Stratton, guitarrista lendário e ex-membro do Iron Maiden, reflete sobre a época do New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM) e explica por que não entendeu muito bem esse termo na época do início do Maiden.
Ao abordar o termo NWOBHM, Stratton expressou inicialmente sua surpresa em relação a esse rótulo. "Isso foi meio estranho para mim porque, em 1980, eu tinha 28, 27 anos. Ou seja, desde os 18, 19 anos eu vinha tocando Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin, Spooky Tooth, Iron Butterfly e bandas assim que já estavam há muito tempo na cena do heavy metal."
Ele destaca a longevidade de algumas dessas bandas e a sua própria experiência musical anterior à explosão do movimento NWOBHM. "O UFO não era realmente considerado heavy metal, mas eles estavam por aí no meio dos anos 70." Stratton lembra-se de sua reação ao surgimento do termo, pensando: "Uau, a velha guarda ainda está aqui também, não foi embora."
Na visão de Stratton, o NWOBHM ofereceu uma oportunidade única para bandas mais jovens, como o Iron Maiden, compartilharem o palco com os ícones estabelecidos do gênero. "Era apenas uma questão de tempo para descobrir quem ia durar, quem ia permanecer depois de 1980." Ele relaciona o surgimento do punk em 1979 como um fator que desencadeou uma competição pela sobrevivência entre as bandas.
Ao citar exemplos como Def Leppard indo para a América, o Iron Maiden permanecendo e fortalecendo-se, e o Saxon também ganhando força, Stratton sublinha a batalha pela supremacia no cenário musical da época. "Foi apenas uma questão de sobrevivência, e mostrou que o Maiden resistiu ao teste do tempo e se tornou tão grande quanto o Deep Purple, o Black Sabbath e o Led Zeppelin."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps