O item proibido que o Led tinha no avião que bandas como o Maiden nunca sonharam em ter
Por Bruce William
Postado em 08 de setembro de 2022
Embora não tenha sido a primeira banda a usar um avião próprio para se locomover, ficou cravado no imaginário popular a história do Led Zeppelin e suas extravagâncias a bordo de um Boeing 720, a ponto de filmagens mostrando a banda e o avião terem sido usadas nos créditos finais do filme/documentário "The Song Remains The Same", de 1976, numa sequencia que ficou famosa e marcou toda uma geração.
Conforme relata, em detalhes, matéria publicada no UOL, o avião do Led foi construído no final dos anos 50 e usado comercialmente até o começo dos anos 70 quando foi adquirido pelo cantor Bobby Sherman, que reformou o avião e o transformou em uma luxuosa aeronave particular, que ganhou o nome Starship.
Nesta época começaram a ser realizadas mega turnês pelos Estados Unidos, e uma das bandas que estava no auge era o Led Zeppelin, que vinha se valendo de pequenas aeronaves desde 1972, mas os constantes vôos estavam se tornando complicados e até meio perigosos, e a gota d'água veio depois de um show no Kezar Stadium de São Francisco em 1973, onde na volta para Los Angeles a banda se deparou com uma fortíssima turbulência.
O empresário da banda, Peter Grant, concluiu que seria melhor se eles tivessem uma aeronave com um porte mais robusto, e com isso a banda passou a fretar o Starship pela módica quantia de US$2,5 mil dólares por hora (cerca de R$15 mil em valores atuais), que foi pintado com o logo e os símbolos da banda - aqueles mesmo da capa do "Led Zeppelin IV".
Mas não era apenas isso: o avião, que havia sido reduzido em sua capacidade de 150 para 40 assentos, passou a contar com mesas, poltronas giratórias, um imenso sofá de quase dez metros de largura, sala com TV e videocassete, escritório, chuveiro, uma suíte, um órgão eletrônico e até uma sala de estar com direito a uma lareira.
Lareira? Num avião!! Sim, obviamente lareiras não são permitidas num avião, por questões de segurança. E até onde se sabe, nenhuma outra banda jamais teve uma lareira no avião. E a lareira que o Led tinha em seu avião era plenamente funcional, pois se tratava de uma lareira elétrica - que ainda assim não é permitida em uma aeronave comercial, mas como essa se tratava de uma aeronave privada, estava valendo...
Apesar do elevado custo, a banda "economizava" com hotéis pois tanto conforto permitia que eles literalmente repousassem dentro do avião, saindo geralmente de limousine apenas para se deslocar de onde o avião estava pousado até o local do show e voltando em seguida para o avião.
O Led Zeppelin usou o Starship até 1975, e a partir daí o avião levou artistas como Rolling Stones, Deep Purple, Allman Brothers, Alice Cooper, Elton John e Peter Frampton, até que em 1976 a aeronave começou a apresentar problemas e acabou sendo vendida.
Mais fotos e detalhes sobre a história do Starship podem ser vistos no UOL e no Pop Fantasma.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps