O item proibido que o Led tinha no avião que bandas como o Maiden nunca sonharam em ter
Por Bruce William
Postado em 08 de setembro de 2022
Embora não tenha sido a primeira banda a usar um avião próprio para se locomover, ficou cravado no imaginário popular a história do Led Zeppelin e suas extravagâncias a bordo de um Boeing 720, a ponto de filmagens mostrando a banda e o avião terem sido usadas nos créditos finais do filme/documentário "The Song Remains The Same", de 1976, numa sequencia que ficou famosa e marcou toda uma geração.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Conforme relata, em detalhes, matéria publicada no UOL, o avião do Led foi construído no final dos anos 50 e usado comercialmente até o começo dos anos 70 quando foi adquirido pelo cantor Bobby Sherman, que reformou o avião e o transformou em uma luxuosa aeronave particular, que ganhou o nome Starship.
Nesta época começaram a ser realizadas mega turnês pelos Estados Unidos, e uma das bandas que estava no auge era o Led Zeppelin, que vinha se valendo de pequenas aeronaves desde 1972, mas os constantes vôos estavam se tornando complicados e até meio perigosos, e a gota d'água veio depois de um show no Kezar Stadium de São Francisco em 1973, onde na volta para Los Angeles a banda se deparou com uma fortíssima turbulência.
O empresário da banda, Peter Grant, concluiu que seria melhor se eles tivessem uma aeronave com um porte mais robusto, e com isso a banda passou a fretar o Starship pela módica quantia de US$2,5 mil dólares por hora (cerca de R$15 mil em valores atuais), que foi pintado com o logo e os símbolos da banda - aqueles mesmo da capa do "Led Zeppelin IV".
Mas não era apenas isso: o avião, que havia sido reduzido em sua capacidade de 150 para 40 assentos, passou a contar com mesas, poltronas giratórias, um imenso sofá de quase dez metros de largura, sala com TV e videocassete, escritório, chuveiro, uma suíte, um órgão eletrônico e até uma sala de estar com direito a uma lareira.
Lareira? Num avião!! Sim, obviamente lareiras não são permitidas num avião, por questões de segurança. E até onde se sabe, nenhuma outra banda jamais teve uma lareira no avião. E a lareira que o Led tinha em seu avião era plenamente funcional, pois se tratava de uma lareira elétrica - que ainda assim não é permitida em uma aeronave comercial, mas como essa se tratava de uma aeronave privada, estava valendo...
Apesar do elevado custo, a banda "economizava" com hotéis pois tanto conforto permitia que eles literalmente repousassem dentro do avião, saindo geralmente de limousine apenas para se deslocar de onde o avião estava pousado até o local do show e voltando em seguida para o avião.
O Led Zeppelin usou o Starship até 1975, e a partir daí o avião levou artistas como Rolling Stones, Deep Purple, Allman Brothers, Alice Cooper, Elton John e Peter Frampton, até que em 1976 a aeronave começou a apresentar problemas e acabou sendo vendida.
Mais fotos e detalhes sobre a história do Starship podem ser vistos no UOL e no Pop Fantasma.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder


Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
A curiosa música do Led Zeppelin que melhor define Jimmy Page, segundo Robert Plant
O compositor que arrancou de Jimmy Page um elogio incomum e o fez quebrar sua regra
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A música do Led Zeppelin que Robert Plant diz "definir" Jimmy Page
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A dica sobre Led Zeppelin que Alceu Valença deu para um "menino que tinha banda de rock"
A famosa banda de hard rock dos anos oitenta que Robert Plant chamou de mera imitação


