Como Steve Vai lida com a síndrome do impostor que o assombra, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de dezembro de 2023
O icônico guitarrista Steve Vai abriu o jogo sobre como lida com a síndrome do impostor, que assombra muitos artistas, em uma recente entrevista transcrita pelo Ultimate Guitar.
Steve Vai - Mais Novidades
Vai começa destacando a constante luta com o ego, descrevendo como ele sempre tenta sabotar o indivíduo, instigando pensamentos como a necessidade de se destacar e a pressão para ser melhor que os outros. No entanto, ele ressalta a importância de reconhecer esses sentimentos e superá-los para permitir que um fluxo criativo único e natural emerja no momento certo.
O guitarrista, conhecido por sua virtuosidade e inovação, compartilha sua perspectiva de que a ansiedade sobre o futuro não faz sentido. Ele incentiva a confiança no processo criativo e a observação das evidências do passado, destacando que as ideias genuínas só se manifestam quando se está verdadeiramente imerso no momento presente.
Vai explica que é preciso enfrentar a síndrome do impostor, encorajando a conscientização sobre os sentimentos de autodúvida e a capacidade de ignorá-los. Ele reconhece a dificuldade desse desafio, considerando-o um condicionamento imposto pelo mundo, mas destaca a importância de ser "egoísta" com a própria criatividade, lembrando a si mesmo que pode fazer o que quiser, sem regras ou julgamentos externos.
Ao explorar a relação entre o medo e a expressão artística, Vai adverte que se houver medo no que se está fazendo, isso pode indicar que não é natural para o indivíduo, levando a uma busca por algo que não traga verdadeira alegria criativa.
Ele reconhece a diversidade entre os músicos, apontando que alguns podem prosperar melhor em colaboração do que isoladamente. Vai destaca a importância de reconhecer quando se está se tornando vítima da síndrome do impostor e sugere que dentro de cada pessoa existe um espaço livre desse fenômeno, onde a verdadeira essência criativa reside.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
O segredo que Jimmy Page escondia de seus amigos mais radicais
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
Como Dave Mustaine entrou para o Metallica, segundo ele mesmo
David Gilmour aponta o maior guitarrista britânico de todos os tempos
Novo álbum de Bruce Dickinson não seguirá história de "The Mandrake Project"
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
Within Temptation deve levar músicos de apoio em próxima turnê
Baterista afirma ter orgulho do álbum "Native Tongue", do Poison
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O álbum que "comprou a liberdade" do Black Crowes
Johnny Ramone sentiu mais a morte de Dee Dee do que a de Joey Ramone



O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
O guitarrista que mudou a vida de Steve Vai até ele descobrir um ainda mais revolucionário
O melhor álbum de todos os tempos, segundo Steve Vai
O artista pop que Steve Vai passou a ouvir por influência de sua esposa
O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai
Kiko Loureiro conta que nunca curtiu muito os solos de Kirk Hammett, do Metallica


