A crítica de Humberto Gessinger a matéria que usa charada para atrair clicks
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de janeiro de 2024
O baixista e vocalista Humberto Gessinger, do Engenheiros do Hawaii, expressou seu descontentamento com jornalistas que não são diretos e entregam a informação inteira nos títulos de suas matérias. O assunto surgiu durante entrevista ao Corredor 5.

"As tendências surgem e passam. É igual entrevista. Podcast é um perigo, né? Bom, é da linguagem do podcast tirar, fazer cortes, anunciar as coisas mais polêmicas. O mundo é assim hoje em dia. Eu assistindo jornal fico indignado. Eu pago dinheiro, assino, aí vem propaganda. E, além disso, as notícias no jornal digital não são mais tipo: ‘Grêmio contratou Soarez’. É assim: ‘Saiba quem é o centroavante que o Grêmio contratou!’ Cara! Você está pagando! E eles estão te dando uma charada! O que é isso! Que bosta que eu sou! [risos]. Aí vem: ‘Saiba quem é o novo ministro’. Porra, escreve logo quem é o novo ministro! Eu paguei essa coisa!"
Jornalismo clickbait é bom?
O jornalismo online tem sido marcado ultimamente pelo fenômeno do clickbait, onde os títulos são projetados para atrair a atenção, mas a notícia não corresponde ao que é prometido, resultando em decepção para o leitor.
No entanto, há casos em que os títulos, ao despertarem a curiosidade, realmente cumprem sua promessa, fornecendo conteúdo substancial e enriquecedor para o leitor.
Recentemente, o jornalista musical Regis Tadeu compartilhou sua opinião sobre a prática de clickbait em uma entrevista concedida a Gustavo Maiato. Ele ressaltou que no passado, especialistas em manchetes desempenhavam um papel crucial, e hoje essa responsabilidade recai sobre os títulos.
O jornalista destacou a necessidade de incluir no título informações que realmente se alinhem ao conteúdo da matéria, visando despertar o interesse genuíno das pessoas. Tadeu observou uma tendência atual em que a capacidade cognitiva das pessoas é comparada à de um ornitorrinco, indicando uma falta de raciocínio e leitura até o final. Ele enfatizou a importância de superar essa barreira e incentivar uma abordagem mais crítica por parte do público.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular

A sincera opinião do crítico Regis Tadeu sobre títulos clickbait como o desta matéria
Os três estados brasileiros em que Humberto Gessinger é maior, segundo ex-membro
It's All Red lança single com primeira incursão de Humberto Gessinger no heavy metal
O elogio do genro sueco que fez Humberto Gessinger refletir sobre traço do Brasil


