A sincera opinião do crítico Regis Tadeu sobre títulos clickbait como o desta matéria
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de julho de 2023
O jornalismo na internet ultimamente ficou caracterizado pela prática do clickbait, que é quando o título chama atenção e quando se clica a notícia não condiz com o que foi prometido, decepcionando o leitor.
Por outro lado, existem títulos que chamam atenção e apelam para a curiosidade, mas realmente entregam o conteúdo e costumam agregar informações e conteúdo para quem lê.
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, Regis Tadeu deu sua opinião sobre títulos clickbaits, como o que ironicamente ilustra essa matéria.
"Eu sou absolutamente contra clickbait. O que pode ser feito é ter a inteligência e criatividade de fazer uma chamada legal. Esse é o grande mérito do jornalismo. Por isso que no passado tinham especialistas em manchetes. Hoje se chama título.
A grande sacada é colocar no título algo que realmente tenha a ver com o que você esteja falando e que desperte realmente a atenção das pessoas. Porque hoje a capacidade cognitiva das pessoas é próxima a de um ornitorrinco. Ninguém raciocina e não lê até o final. Normalmente, nos meus vídeos, aparece o comentário dizendo que eu não falo bem de alguém. O cara coloca o comentário em um vídeo em que eu estou falando bem de alguém!
A capacidade de compreensão e raciocínio é um negócio perto do retardamento mental coletivo. Não canso de falar isso. Os caras só leem o título e por aí já sabem o que se tratam. Por isso surgiu o clickbait. Para enganar otários que ficam imaginando que só pelo título do vídeo já sabem do que se trata. É uma pegadinha. Não há problema em ter títulos que você diz o que se trata e capta a atenção de todo mundo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps