O clássico colossal do Sepultura que apresenta elementos de samba
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de fevereiro de 2024
A banda brasileira Sepultura é o maior fenômeno da história do metal sul-americano. Fundado nos anos 1980 pelos irmãos Max (guitarra/vocal) e Iggor Cavalera (bateria), o grupo se tornou um titã da música pesada e lançou discos inesquecíveis, caso do magnífico "Chaos A.D.".
Sepultura - Mais Novidades
Quinto trabalho de estúdio do Sepultura, "Chaos A.D." é um disco pesado e inovador, que mescla o vigoroso Thrash/Groove Metal característico do grupo com Metal Industrial, Punk e Hardcore. Um dos grandes destaques do álbum é a caótica faixa de abertura "Refuse/Resist", que apresenta elementos de um estilo musical muito popular no Brasil, o samba.
Iggor Cavalera, baterista responsável pelas cacetadas que podem ser ouvidas em "Refuse/Resist", falou sobre a música em um vídeo compartilhado no seu canal do Youtube. O baterista dissecou a faixa que é um dos maiores sucessos do Sepultura.
"A bateria em ‘Refuse/Resist’ é uma combinação de batidas pesadas com elementos de samba. Especialmente nos tons mais agudos, toco percussão no estilo de tamborim. Foi uma das primeiras faixas em que misturei elementos pesados a batidas de samba.
Quando gravei essa faixa, foi divertido brincar com estes elementos, pois são parte das minhas raízes na bateria, de quando eu era uma criança. Muitos destes elementos ainda estão comigo hoje em dia", afirmou Igor, que também falou sobre a letra da música em questão.
‘Refuse/Resist’ é uma faixa politicamente engajada,ainda relevante no momento em que vivemos. Quando a escrevemos, estávamos nos referindo a coisas que estavam acontecendo não só no Brasil, mas em outras partes do mundo, nos referindo ao controle da mídia, controle da polícia. [A música] também é uma forte afirmação contra o fascismo."
Para conferir o vídeo completo, acesse o player a seguir.
"Chaos A.D." é o sucessor de "Arise" e foi lançado em setembro de 1993. O álbum apresenta outras grandes músicas do Sepultura, como "Territory", "Slave New World", "Propaganda" e o cover da música "The Hunt", do New Model Army.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
O álbum execrado que você não pode ouvir mexendo no celular, segundo Regis Tadeu
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Dave Mustaine destaca a versatilidade dos irmãos Drover; "Ambos tocam guitarra e bateria"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
O roqueiro que se assustou na "A Fazenda": "Irmã morreu e ela continuou no reality"
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI

Max Cavalera conta por qual razão "Chaos A.D" é seu disco favorito do Sepultura
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
O melhor álbum de metal nacional lançado em cada ano entre 1990 e 2025
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
Andrea Ferro (Lacuna Coil) fala sobre influência de Max Cavalera em seu vocal
A música "pouco inspirada" do Soulfly que mistura Jamaica e Paquistão
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
O arrependimento de Max sobre algo que poderia ter salvo formação clássica do Sepultura
O único integrante do Metallica que não era cru nos anos 1980, segundo Andreas Kisser


