O clássico colossal do Sepultura que apresenta elementos de samba
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de fevereiro de 2024
A banda brasileira Sepultura é o maior fenômeno da história do metal sul-americano. Fundado nos anos 1980 pelos irmãos Max (guitarra/vocal) e Iggor Cavalera (bateria), o grupo se tornou um titã da música pesada e lançou discos inesquecíveis, caso do magnífico "Chaos A.D.".
Sepultura - Mais Novidades
Quinto trabalho de estúdio do Sepultura, "Chaos A.D." é um disco pesado e inovador, que mescla o vigoroso Thrash/Groove Metal característico do grupo com Metal Industrial, Punk e Hardcore. Um dos grandes destaques do álbum é a caótica faixa de abertura "Refuse/Resist", que apresenta elementos de um estilo musical muito popular no Brasil, o samba.
Iggor Cavalera, baterista responsável pelas cacetadas que podem ser ouvidas em "Refuse/Resist", falou sobre a música em um vídeo compartilhado no seu canal do Youtube. O baterista dissecou a faixa que é um dos maiores sucessos do Sepultura.
"A bateria em ‘Refuse/Resist’ é uma combinação de batidas pesadas com elementos de samba. Especialmente nos tons mais agudos, toco percussão no estilo de tamborim. Foi uma das primeiras faixas em que misturei elementos pesados a batidas de samba.
Quando gravei essa faixa, foi divertido brincar com estes elementos, pois são parte das minhas raízes na bateria, de quando eu era uma criança. Muitos destes elementos ainda estão comigo hoje em dia", afirmou Igor, que também falou sobre a letra da música em questão.
‘Refuse/Resist’ é uma faixa politicamente engajada,ainda relevante no momento em que vivemos. Quando a escrevemos, estávamos nos referindo a coisas que estavam acontecendo não só no Brasil, mas em outras partes do mundo, nos referindo ao controle da mídia, controle da polícia. [A música] também é uma forte afirmação contra o fascismo."
Para conferir o vídeo completo, acesse o player a seguir.
"Chaos A.D." é o sucessor de "Arise" e foi lançado em setembro de 1993. O álbum apresenta outras grandes músicas do Sepultura, como "Territory", "Slave New World", "Propaganda" e o cover da música "The Hunt", do New Model Army.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
Max Cavalera conta por qual razão "Chaos A.D" é seu disco favorito do Sepultura
Max Cavalera reflete sobre as dificuldades que bandas iniciantes enfrentam
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
A música do Trivium que mistura Sepultura, emo e melodic death metal
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Por que a saída de Eloy Casagrande do Sepultura foi boa, segundo Andreas Kisser
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
Fotos de Infância: Max e Igor Cavalera, do Sepultura
A inesperada parceria de Andreas Kisser que fez Igor Cavalera ligar para o guitarrista


