O hit que RPM atualizou a letra com novos escândalos políticos e fez Maluf processar
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de outubro de 2022
O clássico "Alvorada Voraz", popularizada pelo RPM no álbum "Rádio Pirata – Ao Vivo" (1986) é uma composição que traz na letra uma mensagem de cunho de protesto político. Lançada pouco depois do fim da ditadura, o hit lembra nos versos alguns escândalos políticos da época:
"O caso Morel, / o crime da mala, / Coroa-Brastel, / O escândalo das jóias. / E o contrabando, / e um bando de gente importante envolvida".
Nessa primeira versão, Paulo Ricardo canta sobre escândalos anteriores ou contemporâneos aos anos 1980, como o "Coroa-Brastel", que foi um caso aberto pela Justiça em 1985 contra o empresário Assis Paim Cunha e os ministros Delfim Neto (Planejamento) e Ernane Galvêas (Fazenda).
Já na versão de 2000, "Alvorada Voraz" ganhou nova letra atualizando os casos de corrupção, como conta um post no site oficial da banda.
"O caso Sudam, / Maluf, Lalau, / Barbalho, Sarney, / E quem paga o jornal, / É a propaganda, / Pois nesse país é o dinheiro que manda".
Ou seja, Paulo Ricardo cantava sobre os escândalos de corrupção envolvendo políticos como Jader Barbalho, Paulo Maluf e José Sarney, além do "Caso Sudam", que envolvia acusações contra a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia.
Isso fez com que Paulo Maluf processasse a banda em 2002, conforme relata post no site da Conjur.
"O ex-prefeito Paulo Maluf entrou com mais uma ação de indenização por danos morais. Dessa vez, contra os integrantes do grupo RPM, Paulo Ricardo Oliveira Nery de Medeiros, Luiz Antônio Schiavon Pereira e Paulo Figueiredo Pagni. Maluf disse que se sentiu ofendido com a regravação de uma das músicas mais famosas do grupo — Alvorada Voraz".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Dave Mustaine lamenta não ter se despedido de ex-integrantes do Megadeth
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas


Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
A opinião de Chitãozinho sobre as letras do RPM e a fase solo de Paulo Ricardo
A icônica banda de rock nacional que durou pouco, mas criou enorme memória afetiva
Paulo Ricardo: "Cazuza ficou intimidado com Mulher-Repolho no Madame Satã"


