Vendas do Black Sabbath aumentam 2.800% mas não alcançam os números do Metallica
Por Bruce William
Postado em 16 de junho de 2024
Lançado há mais de meio século, o álbum de estreia do Black Sabbath é um dos trabalhos mais marcantes de todos os tempos, sendo considerado por muitos como o pontapé inicial para o gênero que hoje conhecemos como Heavy Metal, apesar de ter uma sonoridade ainda bastante calcada no Blues, como seria de se imaginar de um disco gravado em 1969.
Black Sabbath - Mais Novidades
Seja como for, trata-se de um disco essencial para qualquer pessoa que tenha o mínimo interesse por Metal ou até mesmo por Rock, então é de se esperar que ele mantenha suas vendas constantes ao longo dos anos. E de acordo com a Forbes, recentemente ele teve um aumento significativo de cópias vendidas nos EUA.
De uma semana para outra, as vendas do álbum aumentaram 2.800%, saindo de 116 para 3.365 cópias vendidas em poucos dias, graças ao seu relançamento em vinil em edição especial limitada, o que fez ele aparecer em destaque na parada de "Vinyl Albums" da Billboard, onde ele atingiu a sexta posição. Na lista geral, o álbum está na 23ª posição, informa a Forbes.
Nada mal para um disco lançado há tanto tempo, que supostamente todo mundo que poderia se interessar por ele já tem sua cópia, certo? Não exatamente. É comum esses discos famosos venderem sempre, pois os fãs muitas vezes querem ter várias cópias de edições diferentes, e como são clássicos sempre há fãs novos que estão adquirindo pela primeira vez para a coleção.
Inclusive vamos usar outro álbum extremamente famoso para efeito de comparação de números, usando dados de uma matéria de alguns anos atrás da Metal Injection, mas não temos motivos para pensar que mudou muito de lá pra cá: trata-se do "Black Album".
O disco, lançado em 1991 pelo Metallica, vendia na época do lançamento cerca de 2 mil cópias por dia. Mas passados alguns anos, graças também a uma mudança de metodologia na contagem, o álbum passou a vender cinco mil cópias por semana em média, o que inclusive garante a aposentadoria do Jason Newsted, que foi o baixista do disco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps