"Eu nunca conseguiria tocar"; a composição de Frank Zappa que meteu medo em Eddie Van Halen
Por Bruce William
Postado em 31 de julho de 2024
Uma das características marcantes de Frank Zappa era a criação de peças absurdamente difíceis de se tocar, como "The Black Page #1", lançada em 1976 no álbum ao vivo "Zappa in New York", e que foi originalmente escrita como um solo de bateria para Terry Bozzio. "Zappa apareceu um dia no ensaio, disse 'O que você acha dessa, Bozzio?', e me entregou aquela partitura. Então eu fiquei brincando com ela por algumas semanas, tipo uns 20 minutos por dia ou algo assim, antes dos ensaios. Em umas duas semanas eu tinha dominado, e pude tocar para ele'", contou o baterista sobre a composição, que ganhou este nome como tom de piada: "Zappa era conhecido por compor músicas tão difíceis que os músicos contratados para gravá-las começaram a temer receber as partituras - tão densas que eram chamadas de black pages [páginas pretas]".

E até mesmo músicos absurdamente técnicos ficavam espantados ao se deparar com algumas obras do Zappa, conforme aconteceu com Eddie Van Halen. O relato foi feito por Dweezil, filho mais velho de Zappa que também é músico e teve um single produzido por Eddie quando ele ainda estava saindo da infância para a adolescência. A transcrição é do Ultimate Guitar.
"Trabalhei com Edward Van Halen na primeira gravação que fiz quando tinha 12 anos, e depois prossegui próximo dele ao longo dos anos. E houve essa experiência realmente interessante e divertida quando ele veio a um dos meus shows em 2010, e estávamos tocando a música 'St. Alfonzo's Pancake Breakfast', que vamos tocar nesta próxima turnê, também", se referindo a uma turnê que vai se iniciar no dia 1º de agosto chamada "Rox(Postroph)y", onde Dweezil e sua banda prestarão um tributo ao Frank Zappa incluindo músicas de dois álbuns, "Roxy & Elsewhere" e "Apostrophe", sendo este último que traz a citada música.
Prossegue Dweezil: "Depois do show ele perguntou: 'Qual é aquela 'música das panquecas'? O que você está tocando lá?' E eu tive que tocar essa parte realmente difícil e mostrar para ele na guitarra. Eddie disse: 'Eu nem consigo entender como você está tocando isso. Eu nunca poderia tocar assim'".
"Naquele momento, aconteceu uma inversão total de papéis", conclui Dweezil, "Pois quando eu tinha 12 anos eu pedia pra ele: 'Toca 'Eruption', toca 'Mean Street', imaginando que eu jamais conseguiria tocar algo assim. Então eu passei por essa experiência completamente bizarra naquele momento. Foi como um truque mental Jedi ou coisa parecida. Foi muito estranho".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
TMZ exibe foto registrada no túmulo de Ace Frehley em cemitério do Bronx
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025

Quando Frank Zappa se rendeu ao rock britânico por causa de uma linha de baixo
8 artistas que passaram da conta e "lançaram álbuns demais"
O mestre da música complexa que queria cuidar do AC/DC, pela qualidade de sua obra
Rock: as dez lendas mais macabras do gênero


