Frank Zappa e "The Black Page #1", a música "impossível" de tocar
Por André Garcia
Postado em 07 de julho de 2022
Frank Zappa é um dos maiores nomes da música americana por conta de sua originalidade e excentricidade, que fizeram dele uma espécie de cientista louco musical. Misturando rock, jazz, música clássica e muita experimentação, ele deixou como legado mais de 50 álbuns, e ainda deixou material o bastante para mais de 20 discos póstumos.
E o baterista Shawn Crowder em seu canal no YouTube fez um vídeo falando sobre "The Black Page #1", sua composição "impossível" de ser tocada: "Zappa era conhecido por compor músicas tão difíceis que os músicos contratados para gravá-las começaram a temer receber as partituras — tão densas que eram chamadas de black pages [páginas pretas]."
"Em resposta a isso, Zappa compôs uma música intencionalmente absurda chamada 'The Black Page #1'. Quando você vê a partitura, dá para notar que ela é bastante merecedora do título. Assim, ela adquiriu entre os músicos a reputação de ser extremamente difícil de executar."
"The Black Page #1" foi lançada em 1976 no álbum ao vivo "Zappa in New York". Ela foi originalmente escrita como um solo para o baterista Terry Bozzio, como ele mesmo contou.
"Zappa apareceu um dia no ensaio, disse 'O que você acha dessa, Bozzio?', e me entregou aquela partitura. Então eu fiquei brincando com ela por algumas semanas, tipo uns 20 minutos por dia ou algo assim, antes dos ensaios. Em umas duas semanas eu tinha dominado, e pude tocar para ele.'"
Segundo Shawn, "houve ainda uma segunda versão dessa música chamada 'The Black Page #2', rearranjada em versão disco music — a 'versão fácil para os adolescentes novaiorquinos', como chamou Zappa. Mas é 'The Black Page #1' que mentém um status mítico que até hoje é um Santo Graal para músicos, especialmente bateristas."
Confira abaixo "The Black Page #1" tocada ao vivo por Frank Zappa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps