A banda de progressivo que Angus Young nos anos 70 disse ser insuportável de assistir
Por André Garcia
Postado em 31 de julho de 2024
O rock progressivo foi concebido em 1967, quando os Beatles lançaram "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e o Pink Floyd seu álbum de estreia, "The Piper at the Gates of Dawn" — gravados não só ao mesmo tempo, como ainda em salas vizinhas do mesmo estúdio!
A partir dali, os limites do rock foram escancarados para que o rock progredisse naquela direção de ser cada vez mais complexo, grandioso e ambicioso. Aquele novo gênero chegou ao auge no começo dos anos 70 nas mãos de bandas como Yes, Genesis, King Crimson e, claro, o Pink Floyd.
AC/DC - Mais Novidades
Na segunda metade da década, tudo havia mudado, no entanto. O progressivo ditou os rumos do rock por anos, mas seu desgaste abriu caminho para que o punk surgisse e passasse por cima daquilo tudo como um trator. Bandas como Yes e Emerson Lake & Palmer eram considerados fósseis enquanto os Sex Pistols dominavam a Inglaterra.
Em meio a tudo aquilo o AC/DC lançava aquele que talvez tenha sido seu disco mais pauleira, o "Let There Be Rock". Eles, que na época tentaram furar o isolamento na Austrália para fazer parte da cena inglesa, não se consideravam punks, mas estavam muito mais próximos dos Pistols do que do Genesis.
Naquele ano Angus Young, então aos 22, ainda fazia jus a seu sobrenome e era conhecido não só por sua guitarra incendiária e sua presença de palco caótica como também por sua língua afiada. Em entrevista daquele ano para a Classic Rock, ele detonou os shows do Yes como uma experiência enfadonha até mesmo para quem era fã:
"Não conheço ninguém que tenha assistido uma dessas bandas sérias e que tenha gostado. Podem até dizer que foi ótimo, que a música era boa… mas em algum momento do show eles ficaram entediados e não queriam admitir isso. Se eu fosse ver alguém que o show fosse um musical, eu bocejaria muito. Acabaria indo para o bar."
"Bandas como Yes eram chatas de se ver, a menos que botassem uma mina para tirar a roupa. Acho que o Hawkwind chegou a fazer isso mesmo! Isso mostra ao que eles precisam apelar; e ainda assim as pessoas levam eles a sério. O Yes deve apresentar um show de luzes fantástico. Nunca fui assistir, mas eles provavelmente usam um show de luzes para disfarçar o fato de estarem entediados. A música deles é chata, tanto que eles não fazem as pessoas pularem!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
A música do Rush que é a mais difícil de tocar entre todas, segundo Geddy Lee
Membros do Iron Maiden não deram depoimentos a documentário de Paul Di'Anno
As 10 piores músicas do Slipknot, de acordo com a Louder Sound
A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
O músico que tocava demais e por isso foi cortado de álbum de Roger Waters
A foto que prova que Iron Maiden quase tocou "Infinite Dreams" em 2012, segundo fã page
Os 5 álbuns favoritos de Dave Mustaine de todos os tempos, segundo o próprio
O disco do Kiss que mudou a vida de Marty Friedman (e o fez desistir dos esportes)
Pearl Jam já tem novo baterista, revela Dave Krusen
Bittencourt e Andreoli falam sobre a história do Angra no Rock Paulista em série da TV Globo
FBI está preocupado com segurança de Bruce Springsteen em atual turnê
O hit "proibido para os dias de hoje" que dominou os anos 80 e voltou sem fazer alarde
Como era o sistema de compor do Rush com Neil Peart e Alex Lifeson, segundo Geddy Lee
O disco clássico do AC/DC que fisgou David Ellefson pela capa
A definitiva resposta de Angus Young para quem diz que o AC/DC se repete muito
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
10 álbuns dos anos 70 que já foram chamados de heavy metal
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
O guitarrista que chegou mais perto de Jimi Hendrix, segundo Angus Young
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
A canção do AC/DC que veio de Bon, foi gravada por Brian e ainda arrepia Angus
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
As 10 melhores músicas que o AC/DC lançou após "Back in Black", segundo a Classic Rock
A canção do AC/DC que Angus Young odeia: "Quem em sã consciência gostaria disso?"
A banda punk que zombou do AC/DC em 1976, mas depois se arrependeu


