Ian Gillan relembra como o radinho de pilha favoreceu o rock nos anos 50 e 60
Por André Garcia
Postado em 27 de julho de 2024
Quando se pensa em música dos anos 50 e 60, logo pensamos nos discos de vinil, mas o rádio também teve um papel muito importante na difusão do incipiente rock entre os jovens da época. Afinal de contas, a internet como conhecemos ainda levaria décadas para surgir.
Ian Gillan, que tinha 19 anos quando surgiu a beatlemania, em recente entrevista para o The Sun relembrou como o surgimento dos rádios de transistor (no Brasil conhecido como radinho de pilha) deu à geração baby boomers liberdade para curtir suas próprias músicas longe de seus pais:
Deep Purple - Mais Novidades
"O rádio da família era plugado na parede e controlado pelos pais, mas [quando inventaram os rádios de transistor] de repente tínhamos um pequeno aparelho que cabia no bolso e dava para levar para o parque ou para a praia. Com aquilo, não eram mais seus pais que decidiam que você deveria ouvir Frank Sinatra, era você mesmo que decidia que queria ouvir Little Richard. Aquilo teve um baita efeito sobre os garotos de imaginação fertil."
Comprovando as palavras de Ian Gillan, várias bandas que cresceram ouvindo rádio trancado no quarto dançando sozinho fizeram homenagens ao aparelho. Cada uma à sua maneira, várias bandas que cresceram ouvindo rádio fizeram homenagem ao aparelho.
Em 1979, nos Estados Unidos os Ramones lançaram o hino power pop "Do You Remember Rock and Roll Radio?", enquanto na Inglaterra o Joy Division lançou a distópica "Transmission"; em 1981 o The Clash lançou a politicamente engajada "This Is Radio Clash"; e o Queen em 1984 lançou o hino do stadium rock "Radio Ga Ga".
Dessas, minha preferida é a dos Ramones, por ter encapsulou o saudosismo e espírito do punk novaiorquino.
"Lembra de quando a gente ficava deitado na cama
Com a coberta cobrindo a cabeça?
O rádio tocando, então ninguém podia ver
Precisamos de mudanças, e rápido
Antes que o rock vire coisa no passado
Porque ultimamente tudo soa igual para mim"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Membro fundador do Gwar, Chuck Varga morre de câncer
Turnê de despedida do Megadeth ainda não começou, segundo Dirk Verbeuren
Com guitarristas de Alice Cooper, Crossbone Skully anuncia "Condemned to Rock N' Roll"
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
O guitarrista que Jimmy Page dizia que todo mundo acabaria tentando copiar
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"

O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
O "Smoke on the Water" do Scorpions, segundo Rudolf Schenker
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
O dia que David Bowie pagou Robert Fripp para tocar guitarra como Ritchie Blackmore
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura


