A visão de Joe Perry sobre Ted Nugent dizer que equipamento o faria soar como Van Halen
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de julho de 2024
Ao responder uma pergunta sobre quanto que o equipamento interfere na maneira que um guitarrista soa, Joe Perry, do Aerosmith, disse que para ele "não há timbre perfeito" e que há o componente humano que sempre vai diferenciar um do outro. O bate papo foi publicado pela Ultimate Guitar.
"Bem, aquele som clássico e aqueles primeiros efeitos eram interessantes. Você tinha seu som limpo, e depois tinha aquela sujeira, como a distorção. Tudo isso aconteceu por acidente e, segundo a lenda, dependendo de quem você acredita sobre amplificadores caindo de caminhões ou o que for, a distorção veio disso, e eles disseram: 'Bem, ok, vamos usar mesmo assim!'

Estamos falando sobre músicas antigas como 'Rocket 88' [considerada a primeira gravação de rock 'n' roll, cantada por Jackie Brenton com Ike Turner na guitarra] e 'Rumble' [instrumental de 1958 de Link Wray com uso inovador de distorção]. E então alguém apareceu com amplificadores valvulados com certos transistores, capacitores e transformadores que ficam distorcidos quando você coloca no 10. É mágico!
Então, dos anos 50 aos 60, isso se tornou como uma voz própria, e claro, a Marshall e outras empresas de amplificadores ingleses aproveitaram isso porque você tinha esses caras que queriam mais volume. As pessoas ainda perseguem aquele som que Clapton tinha com os Bluesbreakers.
No entanto, seja apenas através dos amplificadores ou com a ajuda de pedais que alguém atinja seu timbre, o guitarrista do Aerosmith sugere que não existem timbres "perfeitos" nem "ruins":
"Ted Nugent uma vez disse a Eddie Van Halen: 'Se eu tivesse seu equipamento, soaria como você'. Mas ele ligou e soou como Ted. Então, seja com amplificadores ou pedais, não acho que haja um lugar onde você possa dizer: 'Encontrei o tom perfeito', porque não existem timbres ruins."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
A melhor capa de disco, segundo Derrick Green, vocalista do Sepultura
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
Com ex-membros do Death, Left to Die anuncia álbum "Initium Mortis"
Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Paul Di'Anno tem novo álbum ao vivo anunciado, "Live Before Death"
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
O cantor que Robert Plant elogiou: "Sabem quem acho que tem a melhor voz que já ouvi?"
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
O álbum do Aerosmith que deveria marcar um retorno importante, mas deixou a desejar
Aerosmith presta homenagem ao produtor Jack Douglas
A banda de craques que Steven Tyler mais gostaria de ter integrado fora do Aerosmith
Jack Douglas, lendário produtor do Aerosmith, morre aos 80 anos
O disco favorito de Steven Tyler por causa da ausência de viradas de bateria
O melhor álbum do Aerosmith segundo o baixista Tom Hamilton
O filme que mostra Ozzy, Kiss e Aerosmith em entrevistas que hoje seriam canceladas
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
Estudo revela domínio do rock entre as maiores extensões vocais - Descubra quem está no topo
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo a Classic Rock
A música do Led Zeppelin que mudou para sempre a vida do guitarrista Slash


