Os dois novos baixistas que chamaram a atenção de Geezer Butler, do Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 03 de julho de 2024
A maioria das listas que enumeram os "baixistas de rock mais influentes de todos os tempos" provavelmente incluirá Geezer Butler do Black Sabbath, cujo estilo é marcado por linhas de baixo melódicas, um som pesado e distorcido e um uso inovador de efeitos de baixo. Não tem como não reconhecer que Geezer desempenhou um papel crucial na formação da sonoridade do heavy metal e, sem dúvida, influenciou inúmeros baixistas ao longo dos anos.
Black Sabbath - Mais Novidades
Mas ele mesmo não se considera tudo isso: "Eu adoro tocar. Acho que gosto mais de tocar hoje do que eu jamais gostei. Me sinto mais confiante nos dias de hoje. Eu não tenho de provar nada para ninguém. Eu sei das minhas limitações, entende? Eu não sou o maior baixista de todos os tempos. Eu sei o que posso fazer e o que não posso fazer. Então eu só faço o que eu consigo fazer", disse em entrevista para a Rolling Stone em 2013.
Um dos ídolos de Geezer é Jack Bruce, do Cream, conforme ele declarou para a Full Metal Jackie em 2023: "Vi o Cream três vezes no fim dos anos sessenta e nas duas primeiras eu estava bem de frente pro Eric Clapton pois todos diziam 'Você tem que ver este guitarrista, ele é incrível'. Então eu fui ver o Cream e fiquei ali na frente de Eric Clapton, ele era realmente brilhante. Então, na terceira vez que fui ao show, decidi ficar na frente do vocalista, que é Jack Bruce. E não conseguia acreditar no que ele fazia no baixo. 'Meu Deus, isto é incrível!', pensei. Ele fazia a base e o solo ao mesmo tempo no baixo enquanto também cantava. Foi ali que ele se tornou meu maior herói do baixo".
Nesta mesma entrevista, ao ser perguntado sobre qual baixista atual chama sua atenção, Geezer tentou se esquivar e foi até político em seu comentário, mas acabou soltando um nome: "Mike Kerr do Royal Blood. Mas não posso enumerar ninguém em particular. Digo, eu gosto de todos os baixistas", respondeu Butler, mudando o assunto da conversa.
E em outra entrevista, desta vez para a Songfacts, Geezer deu outro nome, mais uma vez fazendo de tudo para se esquivar do assunto, ao ser perguntado de forma direta sobre quem seria o maior baixista de Heavy Metal da atualidade: "Robert Trujillo do Metallica é um baixista fantástico. Não tenho muita certeza sobre mais ninguém".
Geezer sabe muito bem do que está falando, pois viu o talento de Trujillo bem de perto, em dezembro de 2011, quando ele participou da celebração de trinta anos do Metallica, se juntando ao grupo para tocar uma versão de "Sabbra Cadabra" com um trecho de "A National Acrobat", duas músicas clássicas do Black Sabbath.
"Estava ajudando Geezer a tocar as músicas, fizemos um medley com elas. E Geezer... lembro que ele ficava falando: 'não está no tom correto'. E eu explicava: 'eu sei, mas o Metallica toca nesse tom aqui'. Aí ele repetia: 'mas não está no tom certo'. E eu reforçava: 'eu sei, eu sei, mas o Metallica toca assim'", comentou Trujillo sobre a ocasião. O vídeo da participação de Geezer está no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps