O pioneiro do rock que nunca fez uma única música ruim, segundo John Lennon
Por André Garcia
Postado em 01 de julho de 2024
Assim como podemos considerar que o heavy metal surgiu da combinação do Black Sabbath com Led Zeppelin e Deep Purple, podemos dizer que o rock n roll teve como pais o galã Elvis Presley, o extravagante Little Richard e o guitar hero bad boy contador de histórias Chuck Berry.
Eu ouso dizer que não há (e nem pode haver) no rock algo mais influente que os links e riffs de Chuck Berry — nem mesmo o rebolado de Elvis ou os uivos de Little Richard.
John Lennon - Mais Novidades

Quando surgiram, tantos os Beatles quanto os Rolling Stones foram acusados de imitarem Berry e… eles realmente o faziam — a ponto de não só fazerem cover dele como de usarem em suas músiacs as gírias e o sotaque dele.
John Lennon — famoso por ser bastante cri-cri quando queria — jamais escondeu sua veneração por Chuck Berry (ao contrário de Elvis, que com o passar do tempo deixou de ser seu herói).
Conforme publicado pela Far Out Magazine, o ex-beatle em uma de suas entrevistas para a Rolling Stone declarou: "Eu adorava tudo que ele fez, desde sempre. Ele estava em um patamar acima dos outros. Ele estava no patamar dos grandes artistas do blues, e realmente escrevia suas próprias músicas [ao contrário de Elvis Presley] Eu sei que [Little] Richard também compunha, mas Berry realmente escrevia histórias. As letras dele eram simplesmente fantásticas — mesmo que na maior parte do tempo a gente não saiba o que ele está falando."

John Lennon era tão influenciado por Chuck Berry que ele processou os Beatles alegando que "Come Together" era um plágio de "You Can't Catch Me". Eles acabaram chegando a um acordo e Lennon regravou a faixa em seu álbum de covers — destinando todos os royalties da faixa a Berry.
Os dois se davam tão bem que até tocaram juntos em apresentação na TV em 1972 (onde Yoko Ono roubou a cena e eternizou o meme).

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps