O pioneiro do rock que nunca fez uma única música ruim, segundo John Lennon
Por André Garcia
Postado em 01 de julho de 2024
Assim como podemos considerar que o heavy metal surgiu da combinação do Black Sabbath com Led Zeppelin e Deep Purple, podemos dizer que o rock n roll teve como pais o galã Elvis Presley, o extravagante Little Richard e o guitar hero bad boy contador de histórias Chuck Berry.
Eu ouso dizer que não há (e nem pode haver) no rock algo mais influente que os links e riffs de Chuck Berry — nem mesmo o rebolado de Elvis ou os uivos de Little Richard.
John Lennon - Mais Novidades
Quando surgiram, tantos os Beatles quanto os Rolling Stones foram acusados de imitarem Berry e… eles realmente o faziam — a ponto de não só fazerem cover dele como de usarem em suas músiacs as gírias e o sotaque dele.
John Lennon — famoso por ser bastante cri-cri quando queria — jamais escondeu sua veneração por Chuck Berry (ao contrário de Elvis, que com o passar do tempo deixou de ser seu herói).
Conforme publicado pela Far Out Magazine, o ex-beatle em uma de suas entrevistas para a Rolling Stone declarou: "Eu adorava tudo que ele fez, desde sempre. Ele estava em um patamar acima dos outros. Ele estava no patamar dos grandes artistas do blues, e realmente escrevia suas próprias músicas [ao contrário de Elvis Presley] Eu sei que [Little] Richard também compunha, mas Berry realmente escrevia histórias. As letras dele eram simplesmente fantásticas — mesmo que na maior parte do tempo a gente não saiba o que ele está falando."
John Lennon era tão influenciado por Chuck Berry que ele processou os Beatles alegando que "Come Together" era um plágio de "You Can't Catch Me". Eles acabaram chegando a um acordo e Lennon regravou a faixa em seu álbum de covers — destinando todos os royalties da faixa a Berry.
Os dois se davam tão bem que até tocaram juntos em apresentação na TV em 1972 (onde Yoko Ono roubou a cena e eternizou o meme).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Festival de metal é interrompido pelas autoridades por estar "barulhento demais"
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
Wacken Open Air está próximo e confirma 172 atrações em 4 dias de shows
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada


O melhor álbum dos Beatles de todos os tempos, segundo filho de John Lennon e Yoko Ono
O álbum do Black Sabbath gravado com equipamentos de John Lennon
O gênero musical que John Lennon não suportava: "As pessoas ao redor dele..."
O hit de John Lennon que Ritchie Blackmore odiou: "Parece uma banda semi-profissional"
O álbum dos Beatles que todos amam e John Lennon elogiou, mas depois ficou com um pé atrás
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
Quando Paul McCartney percebeu que John Lennon escrevia melhor que ele
O motivo que levou John Lennon a odiar grande hit de seu ídolo do rock Elvis Presley


