Quem é a personagem que protagoniza "Little Wing" do Jimi Hendrix?
Por Bruce William
Postado em 21 de agosto de 2024
"Little Wing", canção escrita por Jimi Hendrix e gravada pelo Jimi Hendrix Experience em 1967, é uma das músicas mais famosas do Hendrix, e se trata de uma balada de ritmo mais lento, inspirada no rhythm and blues, com uma letra que faz alusão a uma figura feminina idealizada ou semelhante a um anjo da guarda. Com cerca de dois minutos e meio de duração, é uma das suas peças mais concisas e melodicamente focadas.
Jimi Hendrix - Mais Novidades
Lançada no álbum "Axis: Bold as Love" em dezembro de 1967 no Reino Unido e no mês seguinte nos Estados Unidos, "Little Wing" foi uma das únicas canções do álbum a se tornar parte do repertório de concertos do Experience, por isso existem várias gravações ao vivo lançada em álbuns póstumos como "Hendrix in the West" de 1972 e "The Jimi Hendrix Concerts" de 1982. "Little Wing" é uma das canções mais populares de Hendrix e se tornou um padrão, com interpretações gravadas por músicos em uma variedade de estilos.
As origens de "Little Wing", do Jimi Hendrix
As origens de "Little Wing" datam da gravação de 1966 de "(My Girl) She's a Fox", uma canção de R&B que apresenta Hendrix tocando um acompanhamento de guitarra influenciado por Curtis Mayfield. Ele desenvolveu a canção enquanto se apresentava no Greenwich Village, em Nova York, antes de seu envolvimento com o produtor Chas Chandler. Após ser inspirado por eventos no Monterey Pop Festival de 1967, Hendrix completou a canção em outubro de 1967, quando foi gravada pela banda The Experience durante as sessões de seu segundo álbum, "Axis: Bold as Love".
Existem várias teorias sobre a identidade da personagem descrita ao longo da música, conforme aponta a Far Out. Primeiramente, um mês antes de a canção ser escrita e gravada, Hendrix e sua banda chegaram a Gotemburgo para a etapa sueca de sua turnê europeia. Lá, ele conheceu uma camareira de hotel de 21 anos chamada Catharina, que se tornaria a musa de várias de suas músicas. Inclusive, ele escreveu uma música em sua volta à Suécia quatro meses depois, quando os dois se tornaram mais do que simples conhecidos. A música se chamava "My Angel Catherina (Return of Little Wing)".
Na época, Hendrix havia acabado de concluir uma curta turnê pela Escandinávia, onde tocou "Little Wing" em um concerto pela primeira vez. Em algum momento, alguém perguntou se a canção fala sobre um grande amor, e ele respondeu: "Amor? Eu conheço uma garota, Katerina, na Suécia." Em uma entrevista posterior, em 1969, Hendrix descreveu seus relacionamentos enquanto estava em turnê: "Então, 'Little Wing' é como uma dessas lindas garotas que aparecem de vez em quando... Ela era uma garota muito doce que se aproximou e me deu toda a sua vida e mais, se eu quisesse. E eu, com minha cabeça confusa, não consegui colocar as coisas em ordem, então fui para lá e pra cá, e acabei me afastando.".
Embora não tenha nenhuma relação musical com a "Little Wing" original, o título aludia à conexão temática entre as duas músicas. Hendrix começou a escrever "Little Wing" adaptando sua música anterior, "(My Girl) She’s a Fox", mas só conseguiu finalizá-la depois de conhecer Catharina. Por outro lado, o título da música carrega a marca da fascinação de Hendrix pela cultura indígena americana, dados seus supostos laços ancestrais com o povo Cherokee. As músicas "May This Be Love" e "I Don’t Live Today", do seu álbum de estreia "Are You Experienced?", também traziam essa influência. "Little Wing" soa muito como o nome de uma pessoa indígena espiritualmente associada a algum tipo de pássaro. O diminutivo "Little" é destinado a feminilizar o nome, adicionando uma sensação de fragilidade e vulnerabilidade.
Muito provavelmente, Hendrix reuniu esses três elementos distintos – sua canção anterior influenciada pelo R&B, a tradição indígena americana e seu encontro com Catharina - para criar "Little Wing". Uma síntese de três culturas diferentes em um único e breve momento de perfeição sonora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
O hino do metal moderno cuja introdução nasceu de forma "telepática"
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica


A banda mais inovadora para Geddy Lee; "Houve muitos imitadores, mas nada chega perto"
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Gravação do álbum "Band of Gypsys" foi "um desastre", segundo o próprio Jimi Hendrix
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
A música que Jimi Hendrix estava de saco cheio de tocar ao vivo
Patti Smith relembra como foi conhecer Jimi Hendrix: "Poeta maravilhoso"
O curioso motivo que leva Robert Smith a ser fã de Jimi Hendrix e David Bowie ao mesmo tempo
Bumblefoot adorava Hendrix e Page, mas 3 guitarristas dos 80s mudaram sua vida de ponta cabeça


