Quem é a personagem que protagoniza "Little Wing" do Jimi Hendrix?
Por Bruce William
Postado em 21 de agosto de 2024
"Little Wing", canção escrita por Jimi Hendrix e gravada pelo Jimi Hendrix Experience em 1967, é uma das músicas mais famosas do Hendrix, e se trata de uma balada de ritmo mais lento, inspirada no rhythm and blues, com uma letra que faz alusão a uma figura feminina idealizada ou semelhante a um anjo da guarda. Com cerca de dois minutos e meio de duração, é uma das suas peças mais concisas e melodicamente focadas.
Jimi Hendrix - Mais Novidades
Lançada no álbum "Axis: Bold as Love" em dezembro de 1967 no Reino Unido e no mês seguinte nos Estados Unidos, "Little Wing" foi uma das únicas canções do álbum a se tornar parte do repertório de concertos do Experience, por isso existem várias gravações ao vivo lançada em álbuns póstumos como "Hendrix in the West" de 1972 e "The Jimi Hendrix Concerts" de 1982. "Little Wing" é uma das canções mais populares de Hendrix e se tornou um padrão, com interpretações gravadas por músicos em uma variedade de estilos.
As origens de "Little Wing", do Jimi Hendrix
As origens de "Little Wing" datam da gravação de 1966 de "(My Girl) She's a Fox", uma canção de R&B que apresenta Hendrix tocando um acompanhamento de guitarra influenciado por Curtis Mayfield. Ele desenvolveu a canção enquanto se apresentava no Greenwich Village, em Nova York, antes de seu envolvimento com o produtor Chas Chandler. Após ser inspirado por eventos no Monterey Pop Festival de 1967, Hendrix completou a canção em outubro de 1967, quando foi gravada pela banda The Experience durante as sessões de seu segundo álbum, "Axis: Bold as Love".
Existem várias teorias sobre a identidade da personagem descrita ao longo da música, conforme aponta a Far Out. Primeiramente, um mês antes de a canção ser escrita e gravada, Hendrix e sua banda chegaram a Gotemburgo para a etapa sueca de sua turnê europeia. Lá, ele conheceu uma camareira de hotel de 21 anos chamada Catharina, que se tornaria a musa de várias de suas músicas. Inclusive, ele escreveu uma música em sua volta à Suécia quatro meses depois, quando os dois se tornaram mais do que simples conhecidos. A música se chamava "My Angel Catherina (Return of Little Wing)".
Na época, Hendrix havia acabado de concluir uma curta turnê pela Escandinávia, onde tocou "Little Wing" em um concerto pela primeira vez. Em algum momento, alguém perguntou se a canção fala sobre um grande amor, e ele respondeu: "Amor? Eu conheço uma garota, Katerina, na Suécia." Em uma entrevista posterior, em 1969, Hendrix descreveu seus relacionamentos enquanto estava em turnê: "Então, 'Little Wing' é como uma dessas lindas garotas que aparecem de vez em quando... Ela era uma garota muito doce que se aproximou e me deu toda a sua vida e mais, se eu quisesse. E eu, com minha cabeça confusa, não consegui colocar as coisas em ordem, então fui para lá e pra cá, e acabei me afastando.".
Embora não tenha nenhuma relação musical com a "Little Wing" original, o título aludia à conexão temática entre as duas músicas. Hendrix começou a escrever "Little Wing" adaptando sua música anterior, "(My Girl) She’s a Fox", mas só conseguiu finalizá-la depois de conhecer Catharina. Por outro lado, o título da música carrega a marca da fascinação de Hendrix pela cultura indígena americana, dados seus supostos laços ancestrais com o povo Cherokee. As músicas "May This Be Love" e "I Don’t Live Today", do seu álbum de estreia "Are You Experienced?", também traziam essa influência. "Little Wing" soa muito como o nome de uma pessoa indígena espiritualmente associada a algum tipo de pássaro. O diminutivo "Little" é destinado a feminilizar o nome, adicionando uma sensação de fragilidade e vulnerabilidade.
Muito provavelmente, Hendrix reuniu esses três elementos distintos – sua canção anterior influenciada pelo R&B, a tradição indígena americana e seu encontro com Catharina - para criar "Little Wing". Uma síntese de três culturas diferentes em um único e breve momento de perfeição sonora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Wattie, vocalista do Exploited, passa mal no palco novamente
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Red Hot Chili Peppers afirma que documentário da Netflix é sobre Hillel Slovak
A "brilhante ideia" de Freddie Mercury que o Queen fez de conta que levou a sério - só que não
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden

O guitarrista que Jimi Hendrix precisou copiar antes de alcançar a grandeza
Jimi Hendrix quase entrou numa banda que viraria o Emerson, Lake & Palmer?
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
A resposta de Prince quando chamavam ele de "novo Jimi Hendrix"
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
O maior guitarrista da história na opinião do mestre Neil Young


