A instrumental do Dream Theater cujo riff surgiu durante o sono de Jordan Rudess
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de agosto de 2024
Muitos nomes do Rock e do Metal lançam álbuns autointitulados quando estão iniciando suas trajetórias. Não é o caso da banda norte-americana de Prog Metal Dream Theater, que levou quase 30 anos para lançar um disco batizado com o seu próprio nome. Lançado em setembro de 2013, "Dream Theater" é o décimo segundo trabalho de estúdio do quinteto e o sucessor de "A Dramatic Turn Of Events" (de 2011).
Dream Theater - Mais Novidades
"Quando escolhemos chamar o álbum de Dream Theater, sabíamos que tínhamos que fazer o tipo de disco que justificasse o título. Tínhamos a intenção de fazer algo que olhasse para trás e respeitasse nosso passado, mas que também nos impulsionasse para frente de uma forma muito apaixonada e ardente", declarou o guitarrista John Petrucci, durante entrevista concedida ao site Music Radar em 2013.
Uma das faixas mais interessantes de "Dream Theater" é "Enigma Machine", que marcou o retorno de uma composição instrumental a um disco do grupo após dez anos (e quatro trabalhos de estúdio).
"Como parte de nossas discussões iniciais, dissemos que deveríamos fazer uma instrumental. Não fizemos nada desde ‘Stream Of Consciousness’, no ‘Train Of Thought’ [álbum lançado em 2003], então parecia que era a hora certa. Faz parte do nosso negócio, é quem somos, e adoramos nos prolongar e tocar instrumentos", complementou o guitarrista, que contou com a preciosa ajuda do tecladista Jordan Rudess para escrever "Enigma Machine".
"Queríamos muito criar uma instrumental. É algo que adoramos fazer e que não fazemos há muito tempo. Então, basicamente dissemos: ‘Sabe, pessoal, vamos fazer um instrumental para este álbum. Está na hora!’. E James [LaBrie, vocalista] concorda com isso. Ele agradece o fato de termos algumas peças longas para tocar, para que ele possa entrar em sua tenda e fazer o que quer que faça lá [risos]", contou Rudess, quando foi entrevistado pelo jornalista Joe Basso, do Music Radar.
Jordan contou detalhes sobre o processo de criação de "Enigma Machine", uma das instrumentais mais agitadas que o Dream Theater gravou ao longo de sua extensa carreira.
"Foi muito divertido. Queríamos criar um riff que fosse realmente viciante e legal. Não sei se estávamos pensando no tema de ‘Pantera Cor de Rosa’ ou em um tema digno de televisão, mas estávamos brincando com esses conceitos. Eu senti como se tivesse feito meu dever de casa, porque estava determinado a descobrir exatamente o que era necessário.
Curiosamente, o riff principal me veio à mente durante o sono, na noite anterior à nossa composição. Eu estava pensando em tudo – tem que ser cativante, tem que ser progressivo, deveria haver um tema, tudo isso – e lá estava! Isso me lembrou o riff de um programa de TV, mas também parecia Dream Theater. Fui ao estúdio e disse ao John Petrucci: ‘Tenho uma coisa, mas não sei se você vai gostar’. Eu estava tendo um momento de dúvida. Mas ele realmente gostou", pontuou o tecladista.
O clipe oficial de "Enigma Machine" pode ser assistido no player a seguir.
"Dream Theater" foi gravado por James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Mangini (bateria) e Jordan Rudess (teclado). Confira uma resenha do álbum na nota abaixo.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps