Bruce Dickinson relembra o que presenciou quando fez show em zona de guerra
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de agosto de 2024
Um dos conflitos mais sangrentos (e complexos) do Século XX, a Guerra da Bósnia foi travada de abril de 1992 até dezembro de 1995. A guerra em questão, que aconteceu enquanto a Iugoslávia estava se dissolvendo, causou a morte de centenas de milhares de cidadãos bósnios.
No dia 14 de dezembro de 1994, o cantor e compositor inglês Bruce Dickinson, que na época atuava como artista solo, fez um show com a sua banda em Sarajevo, capital da Bósnia. O frontman concedeu entrevista à Rolling Stone em novembro de 2017 e relembrou as terríveis cenas que viu enquanto estava na devastada Sarajevo.

"Bem, a humanidade é ao mesmo tempo incrivelmente inspiradora e incrivelmente decepcionante quando você vai para uma zona de guerra. Isso traz à tona o melhor e o pior de cada aspecto da humanidade. Você vê atos incríveis de altruísmo e atos terríveis de brutalidade e crueldade que são simplesmente de tirar o fôlego, nos quais você não consegue acreditar que seres humanos possam fazer tais coisas a outros seres humanos", relatou Bruce Dickinson, que também falou a respeito de uma cena comovente que aparece no documentário que retrata sua passagem pela capital bósnia [youtube].
"Sarajevo foi o cerco mais longo da história; foi mais longo do que o cerco de Stalingrado. E isso foi na segunda metade do século XX, na Europa. As pessoas estavam vivendo como ratos. Elas tinham apenas três dias de suprimento de alimentos e diesel, e não tinham energia. Há um documentário incrível que foi feito sobre isso [‘Scream for Me, Sarajevo’] (...). É de partir o coração. Havia um garoto dizendo que tinha 11 anos de idade e sua mãe estava chorando porque não podia alimentá-los, pois não havia gás, nem eletricidade, metade da casa tinha sido destruída. Ele disse: ‘Não se preocupe, mamãe’. E ele foi queimar os móveis para ferver água, e sua mãe estava chorando e ele dizia: ‘Vai ficar tudo bem. Eu cuidarei de você’. Foi brutal".
Como era de se imaginar, a experiência vivida por Bruce Dickinson o fez refletir sobre a vida: "Passar por isso, mesmo que por três ou quatro dias, parecia uma vida inteira. Ao sair de lá, ao voltar para o mundo ocidental no auge do Natal e do consumo (...), eu pensava: ‘Acho que ninguém entende como somos incrivelmente sortudos por não estarmos nessa situação’. Sarajevo era uma cidade linda. Era culta. Os Jogos Olímpicos de 1984 foram realizados lá [na verdade, Bruce se referiu aos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984, disputados na Iugoslávia]. Como isso poderia acontecer? E aconteceu. As pessoas estavam se matando umas às outras regularmente. Você pensava: ‘Jesus. Isso está a uma batida de coração de distância do que poderia acontecer em qualquer circunstância e em qualquer lugar’. Então, você começa a ficar impaciente com as pessoas que parecem ser egocêntricas e egoístas", finalizou o artista britânico.
Para saber mais sobre a Guerra da Bósnia, acesse o ótimo vídeo apresentado por Vitor Vogel, roteirista e apresentador do canal Vogalizando a História. O vídeo pode ser conferido aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Nevermore divulga primeira audição feita por Berzan Önen
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo


Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A surpreendente melhor faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Kerry King conta quais são os seus vocalistas preferidos (e nenhum canta thrash metal)


