Bruce Dickinson relembra o que presenciou quando fez show em zona de guerra
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de agosto de 2024
Um dos conflitos mais sangrentos (e complexos) do Século XX, a Guerra da Bósnia foi travada de abril de 1992 até dezembro de 1995. A guerra em questão, que aconteceu enquanto a Iugoslávia estava se dissolvendo, causou a morte de centenas de milhares de cidadãos bósnios.
No dia 14 de dezembro de 1994, o cantor e compositor inglês Bruce Dickinson, que na época atuava como artista solo, fez um show com a sua banda em Sarajevo, capital da Bósnia. O frontman concedeu entrevista à Rolling Stone em novembro de 2017 e relembrou as terríveis cenas que viu enquanto estava na devastada Sarajevo.

"Bem, a humanidade é ao mesmo tempo incrivelmente inspiradora e incrivelmente decepcionante quando você vai para uma zona de guerra. Isso traz à tona o melhor e o pior de cada aspecto da humanidade. Você vê atos incríveis de altruísmo e atos terríveis de brutalidade e crueldade que são simplesmente de tirar o fôlego, nos quais você não consegue acreditar que seres humanos possam fazer tais coisas a outros seres humanos", relatou Bruce Dickinson, que também falou a respeito de uma cena comovente que aparece no documentário que retrata sua passagem pela capital bósnia [youtube].
"Sarajevo foi o cerco mais longo da história; foi mais longo do que o cerco de Stalingrado. E isso foi na segunda metade do século XX, na Europa. As pessoas estavam vivendo como ratos. Elas tinham apenas três dias de suprimento de alimentos e diesel, e não tinham energia. Há um documentário incrível que foi feito sobre isso [‘Scream for Me, Sarajevo’] (...). É de partir o coração. Havia um garoto dizendo que tinha 11 anos de idade e sua mãe estava chorando porque não podia alimentá-los, pois não havia gás, nem eletricidade, metade da casa tinha sido destruída. Ele disse: ‘Não se preocupe, mamãe’. E ele foi queimar os móveis para ferver água, e sua mãe estava chorando e ele dizia: ‘Vai ficar tudo bem. Eu cuidarei de você’. Foi brutal".
Como era de se imaginar, a experiência vivida por Bruce Dickinson o fez refletir sobre a vida: "Passar por isso, mesmo que por três ou quatro dias, parecia uma vida inteira. Ao sair de lá, ao voltar para o mundo ocidental no auge do Natal e do consumo (...), eu pensava: ‘Acho que ninguém entende como somos incrivelmente sortudos por não estarmos nessa situação’. Sarajevo era uma cidade linda. Era culta. Os Jogos Olímpicos de 1984 foram realizados lá [na verdade, Bruce se referiu aos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984, disputados na Iugoslávia]. Como isso poderia acontecer? E aconteceu. As pessoas estavam se matando umas às outras regularmente. Você pensava: ‘Jesus. Isso está a uma batida de coração de distância do que poderia acontecer em qualquer circunstância e em qualquer lugar’. Então, você começa a ficar impaciente com as pessoas que parecem ser egocêntricas e egoístas", finalizou o artista britânico.
Para saber mais sobre a Guerra da Bósnia, acesse o ótimo vídeo apresentado por Vitor Vogel, roteirista e apresentador do canal Vogalizando a História. O vídeo pode ser conferido aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Tony Iommi revela a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne antes da morte
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
A banda punk que Lemmy descartou como uma piada; "ruins para cacete"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
O álbum contestado do Iron Maiden influenciado por disco de Bruce Dickinson



15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A música do Iron Maiden que foi criticada, mas Steve Harris aprova
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Blaze Bayley diz que o Iron Maiden é tão importante culturalmente quanto "Star Wars"
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
Blaze Bayley afirma que fazer turnês não é saudável
Bruce Dickinson prefere "Harry Potter" ou "O Senhor dos Anéis"?


