A música gravada pelos Beatles que três deles odiaram e somente um deles gostou de fato
Por Bruce William
Postado em 12 de agosto de 2024
Nascido em Londres em 1948, Alan Parsons é um renomado engenheiro de áudio, compositor, músico e produtor musical britânico, que teve um papel significativo na produção de álbuns lendários como "Abbey Road" e "Let It Be" dos Beatles, "The Dark Side of the Moon" do Pink Floyd, e o álbum de estreia homônimo de Ambrosia. Parsons também liderou o bem-sucedido grupo The Alan Parsons Project e lançou gravações solo. Ao longo de sua carreira, foi indicado 13 vezes ao Grammy, conquistando sua primeira vitória em 2019 com a edição de 35º aniversário de "Eye in the Sky".
E durante conversa com Rick Beato, Parsons refletiu sobre sua carreira como engenheiro de som e produtor, e disse: "Acho que acabei trabalhando com as duas bandas mais experimentais de todos os tempos - Beatles e Pink Floyd. Quero dizer, elas eram famosas por seus sons experimentais."
Conforme aponta o Ultimate Guitar, que fez a transcrição do vídeo, Parsons trabalhou com os Beatles em seus dois últimos álbuns, "Abbey Road" e "Let It Be." Quando perguntado se ele interagiu com eles, Parsons respondeu...
"Nem tanto. Não nos dias de 'Let It Be'. Mas no verão seguinte, fizemos 'Abbey Road', e foi muito mais íntimo, muito mais envolvido com os caras e comigo." No entanto, mesmo alguns momentos com os Beatles são suficientes para fazer você se sentir parte da história deles. Além disso, Alan também teve a chance de realmente contribuir para os álbuns deles. "É difícil para mim imaginar que eu estava lá," ele acrescentou. "Sim, foi uma época mágica."
Entre suas experiências trabalhando com os Beatles, Alan Parsons recordou uma música em particular que apenas Paul McCartney realmente gostava. A peça em questão foi incluída no álbum "Abbey Road", apesar de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr não estarem muito interessados nela. "Eu me lembro que 'Maxwell's Silver Hammer' não foi muito bem recebida pelos outros três. Mas Paul insistiu com ela. Acho que ele fez um ótimo solo de Moog nela. Nós realmente tentamos um eco de delay invertido na introdução, mas foi descartado. Não funcionou."
O que John Lennon, George Harrison e Ringo Starr achavam de "Maxwell's Silver Hammer"?
Conforme a wikipedia: "O processo de gravação gerou comentários críticos de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr. Lennon disse: 'Eu estava doente depois do acidente quando eles gravaram a maior parte dessa faixa, e isso realmente desgastou George e Ringo', acrescentando mais tarde: 'Eu a odeio, porque tudo o que lembro é da gravação... [Paul] fez de tudo para transformá-la em um single, mas nunca foi e nunca poderia ter sido.'"
Outro engenheiro de som, Geoff Emerick, relembrou que Lennon dizia que ela era "mais uma das músicas de vovó do Paul", enquanto Harrison comentou: "Às vezes, Paul nos fazia gravar essas músicas realmente afetadas. Quero dizer, meu Deus, 'Maxwell's Silver Hammer' era tão afetada. Depois de um tempo, fizemos um bom trabalho, mas quando Paul tinha uma ideia ou um arranjo na cabeça..." E Ringo contou à Rolling Stone em 2008: "A pior sessão de todas foi 'Maxwell's Silver Hammer.' Foi a pior faixa que já tivemos que gravar. Durou semanas. Eu achava que era uma loucura."
McCartney, por sua vez, se defendeu: "As únicas discussões eram sobre coisas como eu passar três dias em 'Maxwell's Silver Hammer.' Lembro de George dizendo: 'Você levou três dias, é só uma música.' – 'Sim, mas eu quero acertar. Tenho algumas ideias sobre essa.'".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps