O pedido feito por gravadora que rendeu um belo pepino ao Judas Priest
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de agosto de 2024
Fundada há mais de meio século, a colossal banda britânica Judas Priest é uma das maiores expoentes da história do Heavy Metal. Ao longo de sua brilhante e movimentada trajetória, o quinteto lançou álbuns fundamentais para o desenvolvimento da música pesada, caso do excelente "Stained Class".
Lançado em fevereiro de 1978, "Stained Class" é formado por canções que até hoje fazem a cabeça dos fãs do Judas Priest, como a faixa-título, a frenética "Exciter" e a tocante "Beyond The Realms Of Death".
Outro momento interessante de "Stained Class" é "Better By You, Better Than Me", música escrita por Gary Wright, vocalista e tecladista da banda Spooky Tooth. A inclusão do cover foi um pedido da gravadora CBS. E por conta dessa releitura, o Judas Priest ganhou um belíssimo pepino.
O imbróglio começou em dezembro de 1985, quando dois jovens que moravam na região de Reno, cidade localizada no estado de Nevada (EUA), decidiram tirar suas próprias vidas com a ajuda de uma espingarda. Raymond Belknap, que tinha 18 anos, se matou, enquanto James Vance (dois anos mais velho que Raymond) ficou gravemente ferido e morreu três anos depois.
Mas o que o Judas Priest tem a ver com a triste história acima citada? Em 1990, uma ação foi movida contra a banda, que teria escondido uma mensagem subliminar na letra de "Better By You, Better Than Me". A música teria incentivado os jovens Raymond e James a tirarem suas vidas.
De acordo com matéria publicada pelo site Blabbermouth em 2020, Vance teria afirmado que estava ouvindo Judas Priest com Raymond, quando de repente, ele e seu amigo receberam uma mensagem de suicídio e se cansaram da vida. "Acredito que o álcool e o heavy metal como o Judas Priest nos levaram a ficar hipnotizados", teria escrito Vance, em uma carta enviada à mãe de Raymond.
Os membros do Judas Priest tiveram que enfrentar um julgamento que se arrastou por semanas (e provavelmente foi desgastante).
"Fomos os alvos. Dois meninos cometeram suicídio e um grupo de pessoas, apoiado por pessoas que eram contra o heavy metal, disse que estávamos escrevendo músicas que, se ouvidas de uma certa maneira, faziam você se matar. Foi uma loucura. Ozzy Osbourne passou por isso com sua música ‘Suicide Solution’ e então foi a nossa vez. Fomos ao tribunal na América e lidamos com isso", relembrou Rob Halford, vocalista do Judas Priest, durante entrevista concedida ao tabloide Metro.

"A promotoria disse que se você tocasse álbuns de heavy metal ao contrário, receberia mensagens de adoração ao diabo.
Eu disse aos rapazes: ‘Vamos provar que eles estão errados’. Pegamos alguns álbuns de Frank Sinatra, tocamos de trás para frente no hotel e essas mensagens incomuns começaram a aparecer. Uma delas era: ‘Eu dei uma bala de menta para ela’. Foi ridículo. Mostrei-os para o juiz, que era um mórmon muito conservador, e quando ele ouviu, ele se mexeu fisicamente – ficou surpreso. Foi um episódio notável", complementou o Metal God.
No fim das contas, a ação foi rejeitada pelo juiz distrital de Washoe, Jerry Whitehead. Como aponta matéria da Revolver Magazine, Jerry determinou que "não havia provas conclusivas de mensagens subliminares na música, muito menos aquelas que teriam sido colocadas com a intenção de incentivar os ouvintes a cometer suicídio".
"Se fizéssemos isso [incluir mensagens subliminares], eu diria: ‘Compre sete cópias’, e não diria a um casal de garotos malucos para se matarem", afirmou Bill Curbishley, empresário do Judas Priest na época do conturbado incidente.
"Stained Class" foi gravado por Rob Halford (vocal), Glenn Tipton (guitarra), K.K. Downing (guitarra), Ian Hill (baixo) e Les Binks (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina

Judas Priest: "Stained Class" é um dos discos mais sinistros da banda
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
O clássico do Judas Priest que fez Prika Amaral prestar mais atenção à bateria
A música mais subestimada do Judas Priest, segundo a Classic Rock
A música do Judas Priest que mistura rock, funk e jazz, segundo Ian Hill
As 10 músicas mais subestimadas do Judas Priest, segundo a Classic Rock
O que poderia ter evitado a saída de Halford do Judas Priest nos anos 1990, segundo Ian Hill
Os ícones do metal que faziam Robert Plant sentir vergonha da própria influência
O hit que deu segurança financeira ao Judas Priest, segundo Ian Hill
Heavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70 segundo o Loudwire
Traidores do movimento - bandas de rock que "se venderam" nos anos 80


