Judas Priest: "Stained Class" é um dos discos mais sinistros da banda
Resenha - Stained Class - Judas Priest
Por Tchelo Emerson
Postado em 24 de novembro de 2022
O canal Metal Musikast no Youtube está revisitando toda a discografia do Judas Priest. A série JUDAS PRIEST - DISCOGRAFIA COMENTADA terá um total de 18 vídeos com resenhas detalhadas. São muitas informações e curiosidades sobre cada um dos álbuns de estúdio da banda britânica
Neste ano, a banda Judas Priest tem alguns motivos para comemorar. Além de completar 50 anos de atividade, os ingleses foram nomeados para o Rock and Roll Hall of Fame, oportunidade em que convidaram os ex-membros K.K. Downing (guitarrista e um dos fundadores da banda) e Les Binks (bateria) para uma festejada participação no evento.
As celebrações continuam na estrada, já que o Judas Priest está em turnê mundial que passa pelo Brasil, com participação na primeira edição do KNOTFEST em 18 de dezembro, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, e no dia 15 do mesmo mês na casa de espetáculos VIBRA, também na capital paulista.
No quarto vídeo da série há uma resenha completa do álbum "Stained Class".
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir
A onda punk continuava em alta na Inglaterra dos anos 70 e o Judas Priest entrava em estúdio para gravar seu próximo disco. As gravações ocorrem entre outubro e novembro de 1977 (notem que o disco anterior, "Sin After Sin", tinha sido gravado e lançado há menos de um ano).
Embora os integrantes da banda digam em entrevistas que a gravadora não fazia qualquer constrangimento hostil para alterar a sonoridade do Judas Priest, é certo que os próprios músicos sentiam uma certa pressão para gerar resultados a quem os financiava. Mas tal pressão não foi suficiente para levar os ingleses a aderirem à moda do momento. A banda resolveu fincar os dois pés no heavy metal e a faixa de abertura ("Exciter") é quase que uma declaração de princípios em forma de música. Com introdução rápida de bateria com bumbo duplo (antes da Overkill, do Motorhead, que só seria lançada em 1979), a música é considerada por muitos como precursora de sub-gêneros como o speed metal e até mesmo o thrash metal.
A sequência com "White Heat, Red Hot" consolida a posição de Les Binks. Com bumbos duplos que não eram comuns nos anos 70, o baterista honra o posto deixado por Simon Phillips.
"Better by You, Better than Me" é um cover do Spooky Tooth e foi gravada por sugestão da gravadora, que queria uma música com apelo mais comercial para um compacto. Detalhe que ela foi gravada após as sessões regulares de gravação do álbum, motivo pelo qual não contou com a produção de Dennis McKay (que já estava em outro compromisso), mas do seu assistente, James Guthrie. O destaque positivo fica por conta da levada de jazz na bateria. O ponto positivo (e não por culpa da banda) vai para a polêmica que envolveu a música, com acusação de supostas mensagens subliminares quando o disco é tocado em rotação invertida. Tal polêmica só aconteceria anos depois, em meados dos anos 80.
A faixa-título se tornou uma das mais importantes na carreira da banda, com variações ritmicas, muitas nuances, riffs pesados e cozinha precisa.
Músicas como "Invader", " Saints in Hell", "Savage" e "Heroes End" mantêm o alto nível do disco.
Mas o grande destaque é "Beyond the Realms of Death". Composta a partir de riffs e licks de guitarra de Les Binks(!), a música é uma balada pesada, grandiosa, com letra soturna e dramática sobre angústias pessoais de Rob Halford. a letra acabou causando problemas para a banda, quando, naquele célebre processo judicial que aconteceu em 1985, a banda e a gravadora foram acusadas de serem responsáveis por atos praticados por dois jovens contra suas próprias vidas. além da acusação de mensagens subliminares na rotação invertida de "Better by You, Better than Me", a acusação apontou a letra de "Beyond the Realms of Death" como incitação ao pacto celebrado pelos dois jovens que atentaram contra as próprias vidas.
Destaque para os solos de guitarrra, especialmente aquele tocado por Glenn Tipton se tornou um marco para todo o estilo.
O álbum "Stained Class" foi um dos mais importantes na discografia do Judas Priest, pois consolidou a banda no mercado da música num momento em que punk rock e o rock mais comercial dominavam o circuito de shows e as paradas de vendas de disco. Lembrando que os membros do Judas Priest eram os únicos que assumiam o rótulo heavy metal, quando vários outros medalhões (como Black Sabbath e Led Zeppelin) negavam o estilo.
O vídeo é o quarto da série chamada "JUDAS PRIEST. - DISCOGRAFIA COMENTADA", que vai abordar curiosidades sobre todos os álbuns da banda britânica, que é considerada por muitos a precursora do próprio heavy metal.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.
Outras resenhas de Stained Class - Judas Priest
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A resposta do Metallica aos fãs após mudança misteriosa nas redes sociais
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Fernando Ribeiro diz que black metal "espalha ignorância e preconceito"
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
Metallica muda foto do perfil no Facebook e fãs especulam novidades
Amizade não é o que mantém o Dimmu Borgir, revela Silenoz
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray) lança novo single solo, "Feeding the Beast"
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Por que o Black Sabbath decidiu fazer música assustadora, segundo Ozzy Osbourne
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo

"Stained Class", o álbum que moldou o futuro do Heavy Metal
O clássico do Judas Priest que fez Prika Amaral prestar mais atenção à bateria
A música mais subestimada do Judas Priest, segundo a Classic Rock
A música do Judas Priest que mistura rock, funk e jazz, segundo Ian Hill
As 10 músicas mais subestimadas do Judas Priest, segundo a Classic Rock
O que poderia ter evitado a saída de Halford do Judas Priest nos anos 1990, segundo Ian Hill
Os ícones do metal que faziam Robert Plant sentir vergonha da própria influência
O hit que deu segurança financeira ao Judas Priest, segundo Ian Hill
Chuck Billy (Testament) conta como foi ter Rob Halford escrevendo prefácio de sua biografia
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
Iron Maiden: Virtual XI não é nem oito, nem oitenta


