A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Por João Renato Alves
Postado em 18 de fevereiro de 2026
Andreas Kisser participou do "5 Minutes With", quadro do canal EMGTV no YouTube. Durante a conversa, foi questionado sobre qual considera o riff de guitarra que todo aspirante precisa aprender a tocar. Para tal, se valeu da própria experiência nos primórdios.
Judas Priest - Mais Novidades
"Comecei a ouvir heavy metal muito cedo, quando estava começando a aprender a tocar violão clássico. Mas acho que o Judas Priest foi a banda que realmente me ensinou."
O membro do Sepultura até mesmo cita um disco específico que pode servir como aula aos iniciantes. "Toda vez que alguém me pede para ensinar um riff - eu sou um péssimo professor; um professor horrível; não tenho paciência para isso - eu digo para ouvir o álbum 'British Steel'. É uma ótima escola. Tem músicas como 'Breaking The Law', 'Living After Midnight' - riffs muito simples, mas que representam tudo o que o metal tem. É como uma escola de heavy metal."
Outra música do disco em questão possui um significado especial para o brasileiro. "'Grinder' foi o riff que ouvi pela primeira vez no álbum e consegui reproduzir na minha guitarra. É muito simples e ao mesmo tempo tem a parte rítmica, quando você faz aquela pose típica e entra no modo Judas Priest (risos). Isso é incrível. Então, é muito representativo do heavy metal, e todo guitarrista deveria saber."
Sexto disco de inéditas do Judas Priest, "British Steel" (1980) marcou a estreia do baterista Dave Holland, dando início à formação mais duradoura da história da banda. A sonoridade mais acessível e a temática lírica focada em assuntos mundanos foram responsáveis pela consagração definitiva do grupo nos Estados Unidos, rendendo disco de platina.
As gravações ocorreram em Tittenhurst Park, antiga casa de campo com estúdio anexo de John Lennon e Yoko Ono (a última sessão de fotos dos Beatles e o videoclipe de "Imagine" foram registrados lá). À época, o local pertencia a Ringo Starr. Foi o primeiro trabalho de estúdio com o produtor Tom Allom, parceria que se repetiria diversas vezes nas décadas seguintes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Geoff Tate rasga elogios a Todd La Torre, seu substituto no Queensryche; "Um cantor maravilhoso"
Stevie Young, guitarrista do AC/DC, é internado na Argentina
A canção do Doors que nasceu no fim de uma relação, virou pesadelo no palco e foi pra guerra
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"


Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
Richie Faulkner não imagina o Judas Priest se aposentando tão cedo
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
Elegant Weapons é "mais Hendrix do que Judas Priest", destaca Richie Faulkner
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Tom Morello explica o que fez assumir direção de documentário do Judas Priest
Richie Faulkner revela que Judas Priest viaja com fisioterapeuta após susto
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
Rob Halford: Vocalista revela seus 10 álbuns preferidos
Testament: Dave Mustaine tentou sabotar a banda, mas Rob Halford impediu


