Phil Collins revela como "atmosfera hipnótica" resultou no primeiro hit da carreira solo
Por André Garcia
Postado em 01 de agosto de 2024
Sob a liderança de Peter Gabriel, o Genesis lançou obras-primas, mas jamais fez sucesso comercial: muito diferente do Pink Floyd, o Genesis até 1975 nunca passou de disco de ouro.
Foi só em 1980 (cinco anos após a saída de Peter Gabriel), com o lançamento de "Duke" que Phil Collins e companhia conseguiu pela primeira vez emplacar disco de platina tanto nos Estados Unidos quanto na Inglaterra.
Não satisfeito, entre "Duke" e "Abacab" (1981) Phil Collins fez sua estreia como artista solo com o "Face Value" (5x platina), que já abre com seu primeiro hit solo, "In the Air Tonight".
Naquela época, o baterista abraçou as novas tecnologias, como bateria eletrônica e sintetizadores, que ainda não eram bem vistos no rock. Conforme publicado pela Far Out Magazine, certa vez ele relembrou: "A bateria eletrônica te poupa de ter que preencher todas as lacunas quando está escrevendo... e, no meu caso, eu usava bateria eletrônica para criar uma atmosfera [...] à qual respondo nos teclados."
"'In The Air' é um bom exemplo disso. Criei um ritmo na bateria eletrônica meio que hipnótico, e deixei tocando. Passei um tempo pensando naquilo até que surgiu aquele acorde. [Foi um daqueles momentos em que você sabe que] está no lugar, sabe?"
Segundo o site setlist.fm, "In the Air Tonight" foi a música mais tocada por Phil Collins ao vivo em carreira solo. Embora tenha sido lançada no começo dos anos 80, foi na década seguinte que ela mais foi tocada.

Muitos daqueles que foram adolescentes na época do Playstation 2 descobriram essa música graças ao jogo Grand Theft Auto: Vice City Stories. No jogo, ambientado no auge dos anos 80, após completar uma certa missão, você pode pagar 6 mil dólares (na moeda fictícia) para assistir a apresentação digital de "In the Air Tonight". Confira abaixo como ficou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O músico que para James Hetfield representava a própria América
Filha de vocalista do Poison começa a vender "pack do pezinho"
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Baterista responde a reclamações dos fãs sobre o Anthrax tocar sempre o mesmo setlist
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Ex-Queensryche, Geoff Tate confirma dois shows no Brasil para 2027
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Europe lança "The Cult of Ignorance", faixa de seu próximo disco de estúdio
"Consigo tocar a maioria das músicas do Sabbath com dois dedos", disse Tony Iommi


A música do Genesis que Phil Collins tinha vergonha de cantar ao vivo
Phil Collins se junta ao Iron Maiden e diz que não vai cantar em cerimônia do Hall da Fama
Phil Collins não se apresentará no Rock and Roll Hall of Fame 2026
O integrante do Queen que poderia ter sido Phil Collins
O baterista que Phil Collins disse ter um ego "do tamanho de um hotel"


