Jeff Skunk comprou guitarra barata e cervejas para gravar solo em clássico da Donna Summer
Por Bruce William
Postado em 08 de setembro de 2024
Jeff "Skunk" Baxter é detentor de uma biografia bastante interessante. Nascido em 13 de dezembro de 1948 em Washington, D.C., ele ficou conhecido como guitarrista nas bandas Steely Dan e The Doobie Brothers. Ele começou sua carreira musical em Manhattan, onde conheceu Jimi Hendrix e tocou na banda Jimmy James and the Blue Flames. Em 1972, Baxter mudou-se para Los Angeles e entrou para o Steely Dan, antes de se juntar ao The Doobie Brothers em 1974, onde permaneceu até 1979.

Ele produziu vários álbuns do Nazareth e trabalhou com uma série de artistas renomados como Bryan Adams, Eric Clapton e Sheryl Crow. Além disso, Baxter desenvolveu um forte interesse em tecnologia e sistemas de armas, o que o levou a se tornar consultor de defesa para o governo dos EUA e para vários congressistas a partir de 2001, enquanto prosseguia com sua carreira musical.

Dentre os feitos de Jeff, está também o solo de "Hot Stuff", canção que ajudou a alavancar a carreira da "Rainha da Disco", a cantora Donna Summer, lançado no álbum de 1979, "Bad Girls". E conforme ele contou em entrevista à Vertex Effects (com transcrição do Ultimate Guitar), a gravação foi feita da forma mais descompromissada e tranquila possível.
"Minha assistente disse: 'Ah, eu esqueci de te avisar. Esse cara, Giorgio Moroder, ligou.'", se referindo ao lendário produtor italiano que é considerado um dos grandes incentivadores e divulgadores da Disco Music na Europa. E ao saber que se tratava de mais uma Disco Music, ele hesitou em aceitar a proposta pois ele e o amigo Jay Graydon, produtor e também músico de estúdio, estavam fartos de gravar participações em músicas do gênero.
"Estava chegando ao ponto, não querendo ser esnobe, mas Jay e eu, nós nos reuníamos na segunda-feira e decidíamos qual riff tocaríamos durante a semana inteira. Então eu disse: 'Ligue para o Jay.' E ela ligou para o Jay e ele disse: 'Não, ligue para o Skunk.' Então eu disse: 'Ok, farei a sessão.'"
A única condição de Baxter para Moroder era ter total liberdade criativa. O produtor concordou felizmente, pois já estava planejando "mover Donna para um estilo mais rock", explicou o guitarrista. No entanto, outra condição prática precisava ser atendida, pois Skunk estava se mudando de casa e não tinha uma guitarra em mãos: "Eu fui até uma Guitar Center. Paul Herman era o gerente da loja em Hollywood. Eu disse: 'Paul, preciso de uma guitarra agora'. Ele riu e apontou para uma caixa no meio da loja onde estava escrito: 'Me compre. 25 dólares.' Tinha um monte de guitarras estranhas e havia uma Burns Baby Bison com cinco cravelhas de afinação regulares, mas alguém havia colocado uma cravelha Gibson nela."
"Então eu peguei, conectei, toquei. Dei a ele 35 dólares, comprei um engradado de Budweiser, fui até o Rusk Studios, e eles me mostraram a música. Eu disse: 'OK'. Lá há havia uma Deluxe Reverb [Fender]. Liguei tudo no máximo, conectei a guitarra, e disse: 'Gravem a fita.' Foi isso. Saiu em uma única tomada", finaliza Baxter.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
A banda cuja formação mudou quase tantas vezes quanto a do Megadeth
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Parceria com Yungblud rende marca histórica ao Aerosmith
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026

Jeff Skunk comprou guitarra barata e cervejas para gravar solo em clássico da Donna Summer


