Como Jimi Hendrix "passou pra trás" outro guitarrista famoso para ter uma Fender branca
Por Bruce William
Postado em 07 de dezembro de 2024
Conforme mencionamos em uma matéria falando sobre o trabalho de Jeff "Skunk" Baxter em um disco da Donna Summer, o guitarrista com passagens por bandas como Steely Dan, The Doobie Brothers e Spirit é detentor de uma biografia bastante curiosa, tendo tocado com Jimi Hendrix, produzido vários álbuns do Nazareth e trabalhado com uma série de artistas renomados como Bryan Adams, Eric Clapton e Sheryl Crow. Além disso, Baxter desenvolveu um forte interesse em tecnologia e sistemas de armas, o que o levou a se tornar consultor de defesa para o governo dos EUA e para vários congressistas a partir de 2001, enquanto prosseguia com sua carreira musical.
E durante entrevista com Rick Beato, Baxter relembrou seu primeiro encontro com um guitarrista chamado Jimmy James, que mais tarde seria conhecido mundialmente como Jimi Hendrix. Na época, Hendrix tocava em sua banda Jimmy James and the Blue Flames durante sua estadia no Greenwich Village, em 1966. Um dia, ele entrou na loja onde Baxter trabalhava trazendo uma guitarra para fazer um troca. A transcrição é da Far Out.
"Ele chegou com uma velha Duo-Sonic surrada, e queria trocá-la", conta Baxter. "Eu tinha acabado de montar uma linda Stratocaster branca - uma Strat para destros que eu tinha transformado para canhotos - para uma pessoa que a queria, mas ela nunca apareceu. Ela estava lá, então eu disse [faz mímica pegando a guitarra] 'ok, eu troco com você'." Porém, o chefe de Baxter não ficou satisfeito com o negócio e descontou o alegado prejuízo de seu salário, alegando que "não foi um bom acordo". Poucos anos depois, a Stratocaster se tornaria o instrumento característico de Hendrix.
Baxter já havia contado esta história anteriormente com mais detalhes para a Guitar Player: "Isso aconteceu na Jimmy’s Music Shop. Um cara entrou com uma Fender Duo-Sonic velha e desgastada. Ele queria trocar o instrumento por uma guitarra melhor. Eu tinha customizado uma Fender Stratocaster para um canhoto que queria tocar como destro; fiz algumas mudanças na alavanca de vibrato e outros pequenos ajustes. Mas o cliente nunca apareceu, então troquei a Strat pela Duo-Sonic com o cara, chamado Jimmy James.
Mas aquilo não pareceu ter sido um bom negócio para o patrão de Baxter: "Acabei tendo problemas com Frank, um dos meus chefes. Ele disse: 'Que diabos foi aquilo?' E eu respondi: 'Bem, ele parecia um cara legal.' Por isso, perdi duas semanas de pagamento. Uns dias depois disso, Jimmy James voltou à loja e me convidou para ir a um clube vê-lo tocar."
Baxter conta ainda: "Uma noite, o baixista dele estava atrasado, então tive a chance de tocar algumas músicas com ele. Nos tornamos amigos - não amigos muito próximos, mas amigos o suficiente. Tivemos algumas conversas interessantes desde então. Ele foi muito gentil e elogiou meu modo de tocar. Claro que eu adorava o jeito dele de tocar. Sempre fui fã de Curtis Mayfield e Little Beaver [Willie Hale], e pude ver como eles o influenciaram. Isso era algo que tínhamos em comum."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps