A opinião de Geddy Lee do Rush sobre Led Zeppelin e Paul McCartney
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de setembro de 2024
Geddy Lee é um dos baixistas mais respeitados de todos os tempos e no Rush também assumiu os vocais. Mas qual será a opinião dele sobre o Led Zeppelin e sobre o eterno beatle Paul McCartney? Em entrevista ao Ultimate Guitar, ele comentou.
Geddy recorda que o Led Zeppelin foi uma "enorme influência" para sua banda, especialmente nos primeiros anos. Ele relata que John Rutsey, o baterista original do Rush, teve a oportunidade de assistir ao primeiro show do Zeppelin em Toronto, em um local chamado Rock Pile. "Ele voltou para casa falando maravilhas daquela banda", conta Lee. "No dia em que o primeiro álbum foi lançado, estávamos na fila da loja para comprá-lo. E me lembro de correr para casa e colocá-lo para tocar."
Ao ouvir o disco "Led Zeppelin I" pela primeira vez, Geddy e seus colegas de banda ficaram impressionados com o som poderoso e inovador do grupo britânico. "Para nós, eles foram realmente a primeira banda pesada", diz Lee. "Podíamos ouvir todos aqueles riffs de blues e todo o som que eles tinham, como surgiram do movimento de blues-rock da Inglaterra, mas trouxeram, através da guitarra de Jimmy Page, todos esses momentos mais etéreos."
No entanto, o que mais impressionou Geddy foi o papel de John Paul Jones, o baixista do Zeppelin. "A coisa que mantinha tudo no lugar era o baixo de John Paul Jones", afirma Lee. "Se você ouvir 'How Many More Times', não importa o quão selvagem essa música fique às vezes, lá está John Paul Jones segurando tudo de forma tão fluida." Geddy também destaca a importância do baixo de Jones em outras canções, como "What Is and What Should Never Be", e descreve seu estilo como "bem escrito, fluido e ágil".
Além de sua admiração por John Paul Jones, Geddy Lee também expressou respeito por Paul McCartney, dos Beatles. Ele acredita que McCartney é subestimado como baixista, mas elogia seu talento melódico. "Ele aborda o instrumento de um lugar muito mais melódico, e você realmente ouve isso em muitas músicas dos Beatles", diz Lee, citando exemplos como "Taxman" e "Come Together". Para ele, a linha de baixo de McCartney é uma parte crucial da "natureza contagiante das canções dos Beatles".
Geddy lembra que, apesar de o estilo musical do Rush ser diferente do dos Beatles, ele sempre respeitou o que McCartney trouxe para a banda. "Sempre respeitei o que Paul McCartney trouxe para os Beatles, não apenas como cantor - mas como baixista", conclui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps