A opinião de Geddy Lee do Rush sobre Led Zeppelin e Paul McCartney
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de setembro de 2024
Geddy Lee é um dos baixistas mais respeitados de todos os tempos e no Rush também assumiu os vocais. Mas qual será a opinião dele sobre o Led Zeppelin e sobre o eterno beatle Paul McCartney? Em entrevista ao Ultimate Guitar, ele comentou.
Rush - Mais Novidades
Geddy recorda que o Led Zeppelin foi uma "enorme influência" para sua banda, especialmente nos primeiros anos. Ele relata que John Rutsey, o baterista original do Rush, teve a oportunidade de assistir ao primeiro show do Zeppelin em Toronto, em um local chamado Rock Pile. "Ele voltou para casa falando maravilhas daquela banda", conta Lee. "No dia em que o primeiro álbum foi lançado, estávamos na fila da loja para comprá-lo. E me lembro de correr para casa e colocá-lo para tocar."
Ao ouvir o disco "Led Zeppelin I" pela primeira vez, Geddy e seus colegas de banda ficaram impressionados com o som poderoso e inovador do grupo britânico. "Para nós, eles foram realmente a primeira banda pesada", diz Lee. "Podíamos ouvir todos aqueles riffs de blues e todo o som que eles tinham, como surgiram do movimento de blues-rock da Inglaterra, mas trouxeram, através da guitarra de Jimmy Page, todos esses momentos mais etéreos."
No entanto, o que mais impressionou Geddy foi o papel de John Paul Jones, o baixista do Zeppelin. "A coisa que mantinha tudo no lugar era o baixo de John Paul Jones", afirma Lee. "Se você ouvir 'How Many More Times', não importa o quão selvagem essa música fique às vezes, lá está John Paul Jones segurando tudo de forma tão fluida." Geddy também destaca a importância do baixo de Jones em outras canções, como "What Is and What Should Never Be", e descreve seu estilo como "bem escrito, fluido e ágil".
Além de sua admiração por John Paul Jones, Geddy Lee também expressou respeito por Paul McCartney, dos Beatles. Ele acredita que McCartney é subestimado como baixista, mas elogia seu talento melódico. "Ele aborda o instrumento de um lugar muito mais melódico, e você realmente ouve isso em muitas músicas dos Beatles", diz Lee, citando exemplos como "Taxman" e "Come Together". Para ele, a linha de baixo de McCartney é uma parte crucial da "natureza contagiante das canções dos Beatles".
Geddy lembra que, apesar de o estilo musical do Rush ser diferente do dos Beatles, ele sempre respeitou o que McCartney trouxe para a banda. "Sempre respeitei o que Paul McCartney trouxe para os Beatles, não apenas como cantor - mas como baixista", conclui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
Quando The Edge pensou em abandonar o U2 por causa dos egos inflamados
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"
John Baizley (Baroness) fará a próxima tour do Mastodon como membro convidado
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
Cheetah Chrome, guitarrista do Dead Boys, morre aos 71 anos
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
A carteirada de Tom Morello sobre Jimmy Page para ajudar o próprio filho

O disco do Pink Floyd que é o preferido de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
A música em que Geddy Lee viu a história do Rush passar diante de seus olhos
O motivo que Geddy Lee aponta para tanta gente simplesmente não gostar do Rush
10 músicas de rock e metal diretamente inspiradas pelo 11 de setembro
A opinião de Geddy Lee, do Rush, sobre o Yes
O baterista do prog que Neil Peart admirava profundamente
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
A música do Led Zeppelin que mexeu com a cabeça do jovem Geddy Lee
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"


