O segredo do Dream Theater para lidar com ascensão do Streaming e queda nas vendas de álbuns
Por Bruce William
Postado em 31 de outubro de 2024
John Petrucci refletiu sobre como o Dream Theater se tornou "autossuficiente" muito cedo na carreira, destacando que a banda nunca precisou depender das vendas de álbuns para ter renda. Isso os ajudou a sentir menos os impactos das mudanças na indústria musical nos últimos anos.
Com a chegada do streaming, o modo de distribuir e consumir música mudou radicalmente, reduzindo a importância dos álbuns de estúdio. No entanto, o Dream Theater, que sempre focou na receita gerada por turnês e merchandise, não sofreu tanto com essa nova realidade. Segundo Petrucci disse para a Goldmine Magazine, essa "falta de sucesso comercial" inicial acabou se tornando uma vantagem para a banda.
Dream Theater - Mais Novidades
"Bem, aqui está o ponto interessante sobre isso. Para o Dream Theater, nós realmente não tivemos muito sucesso comercial. Tivemos uma música em nosso segundo álbum, 'Images and Words' (ele está falando sobre "Pull Me Under"), que foi um sucesso no rádio de rock e nos rendeu um Disco de Ouro. Mas, fora isso, não podíamos contar com a venda de milhões de discos no início", comentou Petrucci, conforme transcreveu a Ultimate Guitar.
"Iniciamos nossa carreira com a mentalidade de que nosso futuro estava nas turnês e nas apresentações ao vivo", prossegue o músico. "Então fizemos isso desde cedo. Éramos uma banda internacional e desenvolvemos uma base de fãs global desde o começo. Sendo assim, não sentimos nenhuma mudança de paradigma porque já havíamos estabelecido isso."
Com isso, eles não sofreram fortemente o impacto da queda das vendas de álbuns de estúdio que tanto afetou outros grupos: "Éramos uma grande banda de turnê, não dependíamos de renda com vendas de discos, mas sim de turnês, merchandise e todas essas coisas. Isso funcionou a nosso favor nesse aspecto. Não éramos uma banda pop vendendo milhões e milhões de discos para depois poder fazer alguns shows por ano. Tínhamos que fazer 150 shows em turnê ao redor do mundo. Era assim que ganhávamos nosso dinheiro. Então, isso nunca mudou, felizmente."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps