O segredo do Dream Theater para lidar com ascensão do Streaming e queda nas vendas de álbuns
Por Bruce William
Postado em 31 de outubro de 2024
John Petrucci refletiu sobre como o Dream Theater se tornou "autossuficiente" muito cedo na carreira, destacando que a banda nunca precisou depender das vendas de álbuns para ter renda. Isso os ajudou a sentir menos os impactos das mudanças na indústria musical nos últimos anos.
Com a chegada do streaming, o modo de distribuir e consumir música mudou radicalmente, reduzindo a importância dos álbuns de estúdio. No entanto, o Dream Theater, que sempre focou na receita gerada por turnês e merchandise, não sofreu tanto com essa nova realidade. Segundo Petrucci disse para a Goldmine Magazine, essa "falta de sucesso comercial" inicial acabou se tornando uma vantagem para a banda.
Dream Theater - Mais Novidades
"Bem, aqui está o ponto interessante sobre isso. Para o Dream Theater, nós realmente não tivemos muito sucesso comercial. Tivemos uma música em nosso segundo álbum, 'Images and Words' (ele está falando sobre "Pull Me Under"), que foi um sucesso no rádio de rock e nos rendeu um Disco de Ouro. Mas, fora isso, não podíamos contar com a venda de milhões de discos no início", comentou Petrucci, conforme transcreveu a Ultimate Guitar.

"Iniciamos nossa carreira com a mentalidade de que nosso futuro estava nas turnês e nas apresentações ao vivo", prossegue o músico. "Então fizemos isso desde cedo. Éramos uma banda internacional e desenvolvemos uma base de fãs global desde o começo. Sendo assim, não sentimos nenhuma mudança de paradigma porque já havíamos estabelecido isso."
Com isso, eles não sofreram fortemente o impacto da queda das vendas de álbuns de estúdio que tanto afetou outros grupos: "Éramos uma grande banda de turnê, não dependíamos de renda com vendas de discos, mas sim de turnês, merchandise e todas essas coisas. Isso funcionou a nosso favor nesse aspecto. Não éramos uma banda pop vendendo milhões e milhões de discos para depois poder fazer alguns shows por ano. Tínhamos que fazer 150 shows em turnê ao redor do mundo. Era assim que ganhávamos nosso dinheiro. Então, isso nunca mudou, felizmente."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
Motörhead anuncia edição remixada do álbum "Orgasmatron"
Steve Harris nunca cogitou encerrar o Iron Maiden
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Família de Andre Matos pede que fãs não façam conteúdos de IA com sua imagem
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
Evanescence anuncia edição expandida do álbum "The Open Door"
O cantor promessa do rock que Digão do Raimundos achou chato após três músicas
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash

Existe uma banda de metal para cada tipo de chefe e você vai reconhecer o seu
Mike Portnoy elogia "Cursum Perficio", novo disco do Anthrax
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
Mike Portnoy relembra álbum do Dream Theater que traz Torres Gêmeas em chamas na capa
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
Dream Theater e o disco que Felipe Andreoli nem conseguiu ouvir
James LaBrie conta como Mike Mangini reagiu à demissão no Dream Theater


