James Hetfield acha que "St. Anger" tem riffs legais e músicas excelentes
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de outubro de 2024
Fundado pelo baterista dinamarquês Lars Ulrich e pelo guitarrista/vocalista americano James Hetfield, o Metallica lançou cinco álbuns incontestáveis entre 1983 e 1991. Do Thrash selvagem de "Kill 'Em All" ao Heavy coeso apresentado no disco autointitulado (1991), o grupo entregou trabalhos sólidos, pesados e convincentes. No entanto, a história começou a mudar em 1996, com o lançamento do sexto play do quarteto.
Metallica - Mais Novidades
Pautado por uma sonoridade cadenciada, "Load" está mais para um disco de Rock Alternativo do que para um álbum de Thrash. O mesmo vale para seu sucessor, "Reload" (1997). Os dois não são necessariamente trabalhos descartáveis, e até apresentam bons momentos, como "Until it Sleeps", "King Nothing", "The Outlaw Torn", "Fuel", "The Unforgiven II" e "Carpe Diem Baby".
Depois de passear pelo terreno do Rock moderninho, o Metallica decidiu que era hora de se meter com o controverso Nu Metal, estilo que consagrou Korn, Deftones e outros nomes que causam calafrios em alguns headbangers. A aventura teve como resultado "St. Anger" (2003).
Frequentemente apontado como o pior álbum do Metallica, "St. Anger" é um trabalho que ficou marcado por motivos pouco louváveis: a falta de solos, composições insossas e uma produção tenebrosa, imortalizada pelo irritante som da bateria. Apesar de tudo isso, James Hetfield gosta do disco, como aponta entrevista concedida por ele à Metal Hammer.
"Para mim, ‘St Anger’ é um pouco isolado. É mais uma declaração do que um álbum. É mais a trilha sonora do filme, de certa forma. Há alguns riffs muito interessantes e legais, algumas músicas excelentes.
Mas sonoramente soa fragmentado, que é exatamente onde estávamos naquele momento. Mas essa fragmentação nos uniu. Portanto, foi uma peça muito necessária do quebra-cabeça para chegarmos onde estamos hoje."
"St. Anger" foi gravado por James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra) e Lars Ulrich (bateria), enquanto o produtor Bob Rock foi o responsável pelas linhas de baixo. Leia mais sobre o disco na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
Como o cabelo de Marty Friedman quase impediu a era de ouro do Megadeth
Família já escolheu ator para interpretar Ozzy Osbourne em cinebiografia
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver

Os 20 anos de "St. Anger", o pior disco do Metallica e um dos maiores vexames da história
A música do Rush que mudou a forma como Kirk Hammett toca guitarra
Loudwire lista álbuns de rock e metal que completam 30 anos em 2026; "Roots" fica de fora
"Enter Sandman", do Metallica, está prestes a atingir marca impressionante no Spotify
O clássico do thrash metal que fez Prika Amaral, da Nervosa, querer tocar guitarra
Por quantos segundos cada título de música do Metallica é cantado em sua própria letra?
Dave Mustaine diz que conseguiu a vaga no Metallica sem precisar tocar nada
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Kerry King escolhe a banda que poderia substituir o Slayer no Big Four do Thrash
O grande hit do rock que o vocalista pensou em descartar por mostrar sua fragilidade


