Como uma junção de duas palavras de idiomas diferentes gerou o título de um hit dos anos oitenta
Por Bruce William
Postado em 29 de outubro de 2024
Falecido no dia 23 de outubro, aos 79 anos, o compositor e poeta Antonio Cícero é co-autor de canções como "O Último Romântico" e "Fullgás", a primeira uma parceria com Lulu Santos e a segunda registrada pela sua irmã, a cantora Marina Lima. Ele sofria de Alzheimer e optou por morrer na Suíça, tendo deixado uma carta de despedida que foi compartilhada pela Academia Brasileira de Letras nas redes sociais: "Como sou ateu desde a adolescência, tenho consciência de que quem decide se minha vida vale a pena ou não sou eu mesmo. Espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade."

"Fullgás", gravada por Marina no seu quinto álbum de estúdio, que leva o mesmo nome (1984), tornou-se o maior sucesso de sua carreira. A canção teve como origem manifesto escrito por ela e o irmão pouco antes do disco sair no fim da ditadura, e que está incluído no álbum: "Como a música é a expressão mais viva da cultura no Brasil, é justamente a ela que os caretas querem impor sua 'ordem'. E a ordem dos caretas é, e sempre foi, a da fidelidade às tais 'raízes' ou 'purezas' ou sabemos lá o que…'"

A linha de baixo, tocada por Liminha, foi inspirada em "Billie Jean", de Michael Jackson. A música terminou o ano de seu lançamento como a 9ª mais tocada nas rádios brasileiras, e o nome da canção surgiu de um jogo de palavras entre o adjetivo "fugaz" (algo passageiro) e a expressão americana "full gas" (usado para "tanque cheio" e que também significa "cheio de energia"). "Fullgás é um exercício na criação de outras palavras, já que a língua portuguesa está sofrendo transformações com o surgimento de novas gerações, mas é tudo descartável, um dia outra palavra substitui a outra", disse a cantora [wikipedia].
No vídeo abaixo, Marina e Antonio falam sobre o curioso nome da canção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Humberto Gessinger e a linha tênue entre timidez e antipatia: quem está certo?
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história


Como uma junção de duas palavras de idiomas diferentes gerou o título de um hit dos anos oitenta
A paixão de dois músicos pelas mesmas mulheres que gerou um clássico nacional


