A paixão de dois músicos pelas mesmas mulheres que gerou um clássico nacional
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de março de 2024
Em mais um episódio do "Enigmas do Rock", Fabrício Mazocco comentou como foi a criação da música "Noite e Dia", composta por Lobão e Júlio Barroso e famosa na versão de Marina Lima.
"Era a véspera de Ano Novo de 1982 e a banda Gang 90 foi convidada para tocar na festa de Réveillon na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. A banda ainda não tinha um disco pronto. Já tinham vários sucessos tocando em rádios por todo o Brasil, como ‘Perdidos na Selva’.
Naquela tarde, Júlio Barroso, líder da banda, passou a tarde toda bebendo. Foi Júlio quem criou a Gang 90. Cantaram a primeira música, que foi ‘Nosso Louco Amor’, e depois, assim que acabou, Júlio Barroso pegou o microfone e disse que a banda fazia parte de uma seita. Ele disse que precisavam, naquele momento, ir para o backstage, para o camarim, para terem boas vibrações e levar essas boas vibrações para a plateia. A banda ficou sem entender nada. Não tinham combinado nada disso. Todos desceram do palco e foram para o camarim, sem saber o que estava acontecendo.
Existem duas versões para essa saída. Lobão, o baterista da Gang 90 na época, conta em seu livro que, durante a tarde, quando chegou lá, viu que a bateria estava em péssimas condições e não aguentaria muito. Ele disse a Júlio que precisavam de outra bateria, mas Júlio respondeu que não daria tempo. Quando o show começou, na primeira música, Lobão acabou rompendo todas as peles da bateria. Não havia mais como tocar. Ele teria feito um sinal para Júlio, que encerrou o show ali mesmo.
Outra versão, contada em um livro sobre a Gang 90 e seu disco, diz que foi Júlio quem tomou essa decisão sem avisar a banda. Quando chegaram ao camarim e o pessoal reclamou, Júlio disse que não havia formado a Gang 90 para tocar para ‘playboyzinhos mimados’ que estavam na plateia. Mesmo com a oposição dos membros da banda, ele saiu e foi embora.
Lobão conta em seu livro que, quando entraram no carro, ele disse ao motorista para levá-los ao melhor hotel da cidade, pois não queria ficar no hotel onde estavam hospedados antes. Chegando ao hotel, Júlio agiu do jeito ‘Júlio Barroso de ser’, exigindo a melhor suíte. O atendente conseguiu providenciar uma suíte para ele. A banda então subiu e ficou conversando, especialmente Júlio Barroso e Lobão, que eram grandes amigos, sobre diversos assuntos, incluindo monogamia.
Em certo ponto, Lobão disse: ‘Olha, Júlio, preciso te falar algo. Estou apaixonado por duas mulheres’. Uma delas é Alice Pink Pank, que era uma das vocalistas da Gang 90. Ela não estava presente naquela noite porque tinha ido visitar sua família na Europa. Mas um grande detalhe é que Alice era namorada de Júlio Barroso. ‘A outra mulher pela qual estou apaixonado, e que estou confessando agora, é a cantora Marina Lima, para quem toco bateria nos shows dela’, disse Lobão.
Júlio olhou para ele, refletiu um momento e respondeu: ‘Lobão, eu também preciso confessar algo para você. Estou apaixonado pelas mesmas duas mulheres por quem você está apaixonado.’ Eles ficaram ali, olhando um para o outro, conversando um pouco em silêncio. Então Júlio propôs: ‘Vamos resolver isso depois’. Lobão pegou o violão, começou a dedilhar alguns acordes, e logo surgiram frases. Eles começaram a compor ali mesmo, baseados nessa paixão compartilhada pelas duas mulheres. Essa história de amor inspirou uma canção naquele momento, chamada ‘Noite e Dia’, em 1982".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"

Lobão comenta sobre o "abuso de poder" na MPB
A inacreditável forma que Lobão soube da morte do presidente Tancredo Neves
Cazuza pode ser considerado gênio da música? Lobão opina
Lobão: Hoje gosta de Iron Maiden, mas antes eles eram vascaínos


