A paixão de dois músicos pelas mesmas mulheres que gerou um clássico nacional
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de março de 2024
Em mais um episódio do "Enigmas do Rock", Fabrício Mazocco comentou como foi a criação da música "Noite e Dia", composta por Lobão e Júlio Barroso e famosa na versão de Marina Lima.
"Era a véspera de Ano Novo de 1982 e a banda Gang 90 foi convidada para tocar na festa de Réveillon na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. A banda ainda não tinha um disco pronto. Já tinham vários sucessos tocando em rádios por todo o Brasil, como ‘Perdidos na Selva’.
Naquela tarde, Júlio Barroso, líder da banda, passou a tarde toda bebendo. Foi Júlio quem criou a Gang 90. Cantaram a primeira música, que foi ‘Nosso Louco Amor’, e depois, assim que acabou, Júlio Barroso pegou o microfone e disse que a banda fazia parte de uma seita. Ele disse que precisavam, naquele momento, ir para o backstage, para o camarim, para terem boas vibrações e levar essas boas vibrações para a plateia. A banda ficou sem entender nada. Não tinham combinado nada disso. Todos desceram do palco e foram para o camarim, sem saber o que estava acontecendo.
Existem duas versões para essa saída. Lobão, o baterista da Gang 90 na época, conta em seu livro que, durante a tarde, quando chegou lá, viu que a bateria estava em péssimas condições e não aguentaria muito. Ele disse a Júlio que precisavam de outra bateria, mas Júlio respondeu que não daria tempo. Quando o show começou, na primeira música, Lobão acabou rompendo todas as peles da bateria. Não havia mais como tocar. Ele teria feito um sinal para Júlio, que encerrou o show ali mesmo.
Outra versão, contada em um livro sobre a Gang 90 e seu disco, diz que foi Júlio quem tomou essa decisão sem avisar a banda. Quando chegaram ao camarim e o pessoal reclamou, Júlio disse que não havia formado a Gang 90 para tocar para ‘playboyzinhos mimados’ que estavam na plateia. Mesmo com a oposição dos membros da banda, ele saiu e foi embora.
Lobão conta em seu livro que, quando entraram no carro, ele disse ao motorista para levá-los ao melhor hotel da cidade, pois não queria ficar no hotel onde estavam hospedados antes. Chegando ao hotel, Júlio agiu do jeito ‘Júlio Barroso de ser’, exigindo a melhor suíte. O atendente conseguiu providenciar uma suíte para ele. A banda então subiu e ficou conversando, especialmente Júlio Barroso e Lobão, que eram grandes amigos, sobre diversos assuntos, incluindo monogamia.
Em certo ponto, Lobão disse: ‘Olha, Júlio, preciso te falar algo. Estou apaixonado por duas mulheres’. Uma delas é Alice Pink Pank, que era uma das vocalistas da Gang 90. Ela não estava presente naquela noite porque tinha ido visitar sua família na Europa. Mas um grande detalhe é que Alice era namorada de Júlio Barroso. ‘A outra mulher pela qual estou apaixonado, e que estou confessando agora, é a cantora Marina Lima, para quem toco bateria nos shows dela’, disse Lobão.
Júlio olhou para ele, refletiu um momento e respondeu: ‘Lobão, eu também preciso confessar algo para você. Estou apaixonado pelas mesmas duas mulheres por quem você está apaixonado.’ Eles ficaram ali, olhando um para o outro, conversando um pouco em silêncio. Então Júlio propôs: ‘Vamos resolver isso depois’. Lobão pegou o violão, começou a dedilhar alguns acordes, e logo surgiram frases. Eles começaram a compor ali mesmo, baseados nessa paixão compartilhada pelas duas mulheres. Essa história de amor inspirou uma canção naquele momento, chamada ‘Noite e Dia’, em 1982".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.


Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Lobão comenta sobre o "abuso de poder" na MPB
A inacreditável forma que Lobão soube da morte do presidente Tancredo Neves
A façanha mercadológica que Legião Urbana conseguiu emplacar, segundo Lobão


