David Gilmour escolhe a melhor letra escrita por Roger Waters, e quase ninguém conhece a música
Por Bruce William
Postado em 04 de outubro de 2024
Roger Waters é considerado um dos letristas mais influentes da história do Rock. Sua abordagem profunda e reflexiva explorou temas como alienação, guerra, opressão e a condição humana, especialmente em álbuns conceituais do Pink Floyd, como "The Dark Side of the Moon", "Wish You Were Here", "Animals" e "The Wall". Suas letras, carregadas de crítica social e introspecção, ajudaram a moldar o estilo progressivo da banda, tornando as composições do Pink Floyd atemporais e culturalmente relevantes. Waters conseguiu transformar suas visões pessoais e políticas em canções universais que ficaram marcadas na história.

Waters é fã declarado de letristas como Bob Dylan e John Lennon, e ao mesmo tempo tem reservas sobre outros letristas que ele julga não serem bons no que fazem: "Você pode traçar uma linha entre o que me interessa e o que não me interessa. De um lado, podemos citar Dylan e Lennon, que observam o mundo e têm 'sentimentos' - dos quais eles diretamente escrevem músicas. No lado insípido, temos os grupos pop que precisam de material e escrevem músicas para preencher o buraco, em vez de buscar outra pessoa. Mas eles podem muito bem buscar outra pessoa, porque é um processo de fabricação. [O que eles fazem] não é poesia, porque não brota do coração ou das entranhas (ou de onde quer que as músicas de John Lennon ou Dylan tenham vindo)", disse Waters em uma entrevista, se referindo ao Phil Collins, do Genesis.
Seu ex-colega da banda, David Gilmour, já admitiu que há outro letrista que ele aprecia mais: Leonard Cohen: "Uma coisa que descobri é que ele é incrivelmente bom no violão. Normalmente, tendemos a pensar em cantores como pessoas que usam o acompanhamento do violão para transportar as palavras que estão cantando. Mas Leonard era absolutamente brilhante e habilidoso em estilos de dedilhado que eu simplesmente não consigo fazer. E, claro, ele é um dos melhores letristas que eu conheço."
David Gilmour escolhe a "melhor letra" de Roger Waters
Eis que Gilmour, ao ser perguntado pelo The Guardian sobre qual a melhor letra escrita por Roger Waters, fez uma escolha absolutamente inusitada, provavelmente em tom de piada: "Deixe-me pensar sobre isso", respondeu o músico, conforme replicado pela Classic Rock: "Que tal uma música chamada Walk With Me Sydney?".
Ante a reação do entrevistador, que assumiu não conhecer a letra em questão, Gilmour deu risadas e disse: "Não me surpreende. Acho que ela não foi gravada oficialmente". Escrita por Waters em 1965, ela na verdade foi registrada, e saiu em um EP de 2015 chamado "1965: Their First Recordings" que traz faixas gravadas em dezembro daquele ano, quando a banda ainda se chamava Tea Set, no que se trata do mais antigo registro gravado do Pink Floyd, sendo quatro músicas de Syd Barrett, uma de Roger Waters - justamente a tal canção - e um cover do bluesman Slim Harpo.
Em uma entrevista ao The Times em 2015, para comemorar os 50 anos do Pink Floyd, Waters comentou sobre a canção, dizendo que ela foi feita para ser cantada por uma garota e tinha relação com Syd Barrett. Waters admitiu: "É terrível. Não se fazem mais músicas assim!", e cantou um trechinho: "Waaalk with me, Sydney/ I’d love to, love to, love to, baby you know/ Sydney, it’s a daaark night, hold me, hold me hold me tight/ I’d love to, love to, love to/ But I got flat feet and fallen arches and peritonitis and DT’s and a washed up braaaain..." ("Caminhe comigo, Sydney/ Eu adoraria, adoraria, adoraria, baby, você sabe/ Sydney, é uma noite escura, me abrace, me abrace, me abrace forte/ Eu adoraria, adoraria, adoraria/ Mas eu tenho pés chatos, costas arcadas, peritonite, DTs e um cérebro destruído...").
Ouça, no player abaixo, "Walk With Me Sydney", uma das primeiras composições de Roger Waters gravada pelo Pink Floyd quando a banda ainda se chamava Tea Set.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett

A semelhança entre Brent Hinds e David Gilmour, segundo baixista do Slipknot
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O show do Pink Floyd em que Roger Waters não sabia o que dizer, mas emocionou a plateia
Nick Mason relembra o dia em que o Pink Floyd encontrou seus heróis: os Beatles
Geddy Lee elege os dois maiores solos de guitarra de todos os tempos


