Rafael Bittencourt revela valor astronômico que custa fazer álbum do Angra
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de julho de 2023
Os custos envolvidos na criação de um álbum podem variar e no caso do Angra esse valor é bastante elevado. Entram aí custos com músicos, produtor, convidados e outros.
Angra - Mais Novidades
Em entrevista ao Ibagenscast, Rafael Bitencourt foi perguntado sobre o lado comercial do Angra e como essa questão interfere na composição da banda. Por outro lado, ele afirmou que no caso de seu trabalho solo essa cobrança por ser vendável é menor.
Segundo Bittencourt, um disco novo do Angra pode chegar a custar 50 mil dólares, ou cerca de 243 mil reais, na cotação atual e em transação direta.
"O Angra, apesar de ser uma banda de heavy metal, possui um foco comercial. Quando lançamos um disco, gastamos cerca de 50 mil dólares, e é claro que precisamos recuperar esse valor. Ninguém joga 50 mil dólares no lixo. Então, obviamente, propomos algo para o público. Você é um legado a ser respeitado. No Bittencourt Project, tenho total liberdade para fazer o que você nem imagina. As oportunidades são mais limitadas e o público é menor, mas tão fiel quanto.
Agora, ainda não tive essa ideia sobre novo álbum do projeto solo. Na época, eu fiz uma sequência sugerida, mas acabei me tornando refém disso. Fiz isso em 2008, e agora já estamos em 2023. Minha mentalidade é completamente diferente. Minha vida é completamente diferente. Não tenho certeza, mas provavelmente vou respeitar isso e dizer que, assim como um filho, alguns nascem muito tempo depois dos outros irmãos. Paciência.
Sobre o novo álbum do Angra, são tantas coisas, cara. O novo disco representa muito a banda e o que ela é hoje, com essa formação, nossa garra, nossa paixão por estar juntos, a sintonia que temos e a vontade de tocar junto com os fãs, de nos expressar. Está tudo lá, e ainda temos o desejo de afirmar a competência desse time. A cada ano que passa, fica mais difícil para uma banda se afirmar.
Claro que bandas com mais de 30 anos sempre têm os clássicos de sucesso para homenagear, tocar e relembrar. Mas não há uma banda sequer que não queira lançar um álbum tão grandioso quanto aquele que é um dos pilares que sustentam o sucesso e o legado. Iron Maiden, Metallica, tenho certeza de que eles também buscam um dia criar algo tão grandioso quanto as grandes obras que eles escreveram na história. Mas essa é apenas uma busca, você precisa fazer o seu próprio caminho."
Ainda sobre o novo álbum do Angra, o baixista Felipe Andreoli concluiu em entrevista ao mesmo podcast que o trabalho será "o melhor" da era Fabio Lione.
"Eu considero esse que será o sucessor do ‘Ømni’ como o melhor disco da era Fabio Lione. Digo isso dizendo que gosto muito do ‘Ømni’. Vão dizer que quero hypar o disco. Mas sinceramente estou muito feliz com as músicas e performances. Ele soa muito coeso e tem tudo que você pode esperar de um disco do Angra.
Só que mais! Sempre mais um pouco. Explorando mais essas coisas. Não vou falar que é muito melhor, mas que é uma evolução e que é diferente, com certeza. Não é um ‘Ømni Parte 2’ de jeito nenhum. É outro disco, com outra vibe. São os mesmos músicos, então não é radicalmente diferente. Mas tem coisas bastante diferentes.
Explora outras coisas. Até a ordem do disco repensamos. Sempre foi uma receita de bolo. Tem músicas que o Angra nunca fez. Tem uma que ela apresentou tantos caminhos legais que ao invés de escolher, fizemos todos. Deixamos a música experimental", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez
Jake E. Lee sentia-se como uma "nota de rodapé" na história de Ozzy Osbourne
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Novo álbum do Angra será o melhor da era Fabio Lione, segundo Felipe Andreoli
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
A opinião de Rafael Bittencourt sobre o Whiplash.Net: "Estive lá de várias maneiras"
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
Como político Arthur do Val aprendeu a tocar "Rebirth", do Angra, segundo o próprio
A música cantada por Andre Matos que Edu Falaschi acha uma das mais lindas da história
Nicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester


