A música do Iron Maiden onde Blaze Bayley fala sobre o medo do padrasto
Por João Renato Alves
Postado em 29 de novembro de 2024
Muitos fãs do Iron Maiden sabem que "Man on the Edge" tem como base de referência o filme "Falling Down" (1993), conhecido no Brasil como "Um Dia de Fúria". No entanto, a obra estrelada por Michael Douglas não é a única inspiração para a composição. Blaze Bayley, que a assinou em parceria com o guitarrista Janick Gers, se baseou em uma experiência traumatizante da infância.
Em entrevista de 2014 com o Songfacts, o vocalista se aprofundou no tema da canção presente no álbum "The X Factor" (1995), do qual foi o primeiro single. Ele revelou que a situação envolveu seu padrasto e a precoce perda de um emprego.
"Quando era criança fui entregador de jornais. Um trabalho básico que centenas de adolescentes têm quando estão na escola. Mas eu perdi esse emprego um dia. E tinha tanto medo do meu padrasto, achando que ele me bateria, que continuei saindo de casa todo dia no mesmo horário, fingindo que ia fazer minha rota de entrega."
Outro tema abordado na letra é a perda de identidade que pode vir do desemprego. "Uma das partes principais fala em 'estado canibal', onde o sistema de governo consome o indivíduo, a sociedade materialista consome o indivíduo, o digere e o cospe fora. Então, sua identidade desaparece completamente."
"Man on the Edge" foi a única música da era Blaze a alcançar o Top 10 na parada britânica de singles, alcançando justamente a décima posição. Ela chegou a ser executada na turnê "Ed Hunter", primeira após o retorno de Bruce Dickinson. Desde então, só o cantor da versão original ainda a apresenta ao vivo.
Lançado em 2 de outubro de 1995, "The X Factor" contava com uma sonoridade mais densa e obscura em comparação aos trabalhos anteriores do Iron Maiden, muito inspirado pelos problemas pessoais de Steve Harris, que passava por um divórcio à época. O baixista assinou a produção junto a Nigel Green. Foi a primeira vez desde o disco de estreia que a banda não contou com Martin Birch na função.
O álbum obteve posições discretas nas paradas, chegando a um mero 147º lugar nos Estados Unidos (135 posições abaixo do antecessor "Fear Of The Dark") e 8º na Inglaterra, onde ganhou disco de prata. Com o tempo, adquiriu status de cult junto à base de fãs, angariando vários admiradores.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps