O álbum que David Gilmour gravou contra a vontade, mas ele não viu outra alternativa
Por Bruce William
Postado em 29 de janeiro de 2024
Apesar de não ter sido um dos fundadores, David Gilmour é associado de forma indissolúvel ao Pink Floyd, banda em que ele ingressou em 1968 e que contava com seu amigo de colégio Syd Barrett, além de Roger Waters, Rick Wright e Nick Mason. Após alguns poucos shows com cinco integrantes, Syd acabou deixando o grupo e Gilmour assumiu o seu lugar.
David Gilmour - Mais Novidades
Ao longo dos anos, David Gilmour acabou assumindo o controle da banda, que era inicialmente dividido entre ele e Roger Waters, até que este saiu e Gilmour passou a ser a figura central do grupo, em parte graças ao fato de ser um dos principais compositores e também, obviamente, por ser o frontman, tendo assumido o posto de principal vocalista e guitarrista.
Mas além do Floyd, Gilmour também lançou alguns discos solo, o primeiro já em 1978, época em que os atritos na banda estavam começando a se tornar insustentáveis, com Waters forçando cada vez mais a barra no sentido de assumir o controle criativo. E isto gerava, conforme relata a Far Out, uma demora imensa na tomada de decisões em relação a tudo que precisava ser feito, além de atritos na forma como os músicos lidavam com a música.
Tudo começou em meados dos anos setenta, antes de lançar o "Animals", quando a banda passou um bom tempo supervisionando a reforma de um prédio de três andares que seria transformado em um estúdio de gravação, onde eventualmente fizeram o álbum. E após cinco meses de trabalho na obra, Gilmour sentiu necessidade de se testar fora da engrenagem do Floyd e ver se tinha a capacidade de prosperar no mundo solo, além de sair daquele ambiente de estresse que estava se tornando a convivência entre os músicos.
"Não creio que tenha sido uma reação a algum tipo de frustração que eu estava sentindo dentro do Floyd. Se foi por algum motivo, é por eu achar que seria legal ter um grupo de caras em uma sala, ensaiar algumas músicas, tocá-las e lançar um álbum", disse Gilmour para a Uncut ao falar sobre as gravações do álbum solo de 1978 que leva o seu nome, negando em palavras mas admitindo indiretamente que trabalhar com música havia se tornado algo que consumia sua energia e saúde mental, mas a paixão pela arte falou mais alto.
Gilmour possivelmente nunca teria desenvolvido esse sentimento se estivesse mais satisfeito com o rumo que as coisas estavam tomando com a banda, pois conforme entrevista para a Mojo em 2015, ele confessou que nunca se imaginou em uma carreira fora do Floyd: "Não acho que poderia me ver como um artista solo. Talvez fosse preguiça, mas aquela postura política mordaz e ácida adotada por Bob Dylan nunca seria minha especialidade. Eu era um grande fã de Dylan, mas não achava que poderia fazer aquilo sozinho. Eu gostava da ideia de ter uma pequena rede de apoio... mesmo que mais tarde pudéssemos chamar meio que rindo o Pink Floyd de uma rede de apoio", disse Gilmour, deixando claro o quão tóxico o ambiente estava dentro da banda.
"Aquele primeiro álbum solo surgiu da minha frustração com o quanto as coisas estavam se prolongando no Pink Floyd... antes de voltar para outro álbum do Floyd que consumiu ainda mais tempo, 'The Wall'", disse o músico entre risos, e embora admitindo que as discussões sempre fossem por motivos relacionados à música, o comportamento de seu colega de banda ultrapassava os limites das outras pessoas: "A dominação de Roger se tornou um problema. Eu não acho que ele queria conscientemente diminuir as pessoas; ele estava sendo ele mesmo. Às vezes, é difícil perceber o quanto suas características podem machucar outras pessoas", finalizou Gilmour.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A estrela do heavy metal que recusou a chance de cantar com Lemmy Kilmister
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
A música que ficou guardada por uma década e acabou virando um grande clássico de Steve Vai
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
O compreensível critério que David Gilmour adotou para escolher seu novo produtor
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
O famoso solo que David Gilmour jamais começa diferente; "Parece tolice não fazer isso!"
O álbum do Pink Floyd que sempre deixou um gosto de arrependimento em David Gilmour
Os 12 dias em que o Pink Floyd foi um quinteto
Para David Gilmour, reunião do Pink Floyd no Live 8 foi "como dormir com a ex"
David Gilmour e Nick Mason, do Pink Floyd, não são do mesmo saco, diz Roger Waters


