A música do Dream Theater gravada por Mike Mangini que deixou John Petrucci impressionado
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de novembro de 2024
Décimo primeiro disco de estúdio do Dream Theater, "A Dramatic Turn of Events" representa o início de um novo capítulo na história do maior nome do Metal Progressivo. Lançado em 2011, o álbum é o primeiro trabalho do quinteto gravado por Mike Mangini, que na época, tinha uma difícil missão: substituir o baterista e membro fundador Mike Portnoy.
Dream Theater - Mais Novidades
Mangini cumpriu muito bem seu papel, como pode ser ouvido nas nove músicas presentes em "A Dramatic Turn of Events". Uma das músicas que mais se destaca no álbum é "Bridges in the Sky", que ao longo de seus 11 minutos, entrega tudo o que o fã do Dream Theater gosta de ouvir: peso, melodia, feeling e mudanças de andamento.
Um dos compositores de "Bridges in the Sky", John Petrucci falou sobre a música em 2011, durante entrevista concedida ao site Music Radar. "Uma verdadeira fábrica de riffs", comentou o guitarrista. "Um dos desafios que eu gosto de enfrentar em uma música como essa é tentar fazer com que cada riff seja original e único (...). Fazer isso pode ser complicado, pois torna tudo mais difícil de tocar e de lembrar. Mas acho que, em última análise, é isso que torna a música original e interessante - colocar esse tipo de pensamento nela", complementou.
John também gostou do trabalho que Mike Mangini desempenhou em "Bridges in the Sky". Ele não economizou nas palavras.
"O legal de Mike Mangini é que ele é muito consciente musicalmente do que todos estão fazendo. Ele combina as coisas sem esforço. Mesmo que pareça que um groove está passando, ele capta pequenos elementos rítmicos com o bumbo da bateria, ou combina com preenchimentos que vão na mesma direção da guitarra. E ele também está sempre mudando as coisas. Vê-lo e ouvi-lo fazer sua mágica é incrível.
Na verdade, bem no final há uma das partes de bateria mais doentias que já ouvi. É como uma metralhadora, a intensidade. Quando ele tocou, eu observei, ouvi e fiquei admirado (...). Eu dizia a mim mesmo. 'Como um ser humano está fazendo isso?'. Ele é extraordinário."
A passagem de Mike Mangini pelo Dream Theater se encerrou em outubro de 2023, quando Portnoy voltou ao grupo. Além de "A Dramatic Turn of Events", ele gravou o disco homônimo (2013), "The Astonishing" (2016), "Distance Over Time" (2019) e "A View from the Top of the World" (2021).
Atualmente, o Dream Theater está fazendo a tour que celebra seus 40 anos de existência. A turnê passará pelo Brasil em dezembro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps