A música que nem seria incluída em disco, mas virou hit e mudou a história do Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de agosto de 2024
Fundada nos anos 1980 pelo baterista Mike Portnoy, pelo guitarrista John Petrucci e pelo baixista John Myung, a banda norte-americana Dream Theater é a maior representante da história do Metal Progressivo. E não é nenhum exagero afirmar que o estilo em questão (caracterizado por composições longas e intrincadas) se tornou popular no mundo todo por conta de Portnoy e seus camaradas.
Dream Theater - Mais Novidades
A trajetória do Dream Theater começou em 1985, porém, o sucesso bateu na porta do quinteto apenas no início da década seguinte, por conta de uma música que até hoje é o maior hit do grupo. É claro que estou falando sobre a magnífica "Pull Me Under", faixa que abre "Images And Words", segundo disco de estúdio do Dream Theater, lançado no dia 7 de julho de 1992.
"Pull Me Under" foi a música responsável por colocar o Dream Theater no mapa, de acordo com depoimento concedido por Mike Portnoy à Drumeo. Curiosamente, a música não estava nos planos da banda.
"‘Pull Me Under’ foi a música que colocou o Dream Theater no mapa. Eu acho que é bastante seguro dizer que se não escrevêssemos essa música, eu não estaria sentado aqui hoje. É estranho que [a música] nem deveria estar no álbum, e no último minuto, nosso cara de A&R [nota: A&R é uma espécie de elo entre artistas e gravadoras] na época, Derek Oliver, nos pediu para escrever mais uma música, talvez algo um pouco mais conciso, embora com oito minutos e meio de duração.
Eu não sei se acertamos na parte da concisão, mas acho que definitivamente acertamos em algo que fosse facilmente digerível", contou o talentoso baterista, que tem algumas memórias ruins a respeito do processo de gravação e mixagem de "Pull Me Under".
"Lidar com esse idiota foi tortuoso", disse Portnoy, em uma entrevista de 2006 (via revista Prog), se referindo a David Prater, produtor de "Images And Words", que segundo reza a lenda, pediu para mixar "Pull Me Under" sem roupa.
Felizmente, os músicos do Dream Theater atenderam o pedido de Derek e escreveram "Pull Me Under", música que na opinião de John Petrucci era só mais uma faixa no repertório.
"Para nós, era apenas mais uma faixa decente que poderíamos usar no futuro", disse Petrucci, em uma entrevista concedida à Classic Rock. Felizmente, essa "faixa decente" fez o Dream Theater ser ouvido, como John contou na mesma entrevista.
"Conseguimos ser ouvidos com essa música, e isso foi notável. Naquela época, o Grunge estava começando a tomar conta. Então, a menos que você fosse Nirvana, Pearl Jam ou algo do gênero, as estações de rádio não estavam interessadas. Mas ‘Pull Me Under’ foi uma exceção."
Uma parte importante do sucesso alcançado por "Pull Me Under" pode ser creditada ao seu vídeo, que foi veiculado pela MTV (Music Television), importante veículo de comunicação que infelizmente perdeu força com o passar dos anos.
"Estávamos na estrada na época, e de repente a gravadora estava nos pressionando para fazer um vídeo. A única maneira de fazer um vídeo era filmá-lo no palco e editá-lo. Foi um trabalho muito apressado. Mas o vídeo chegou à MTV, o que foi uma exposição crucial", relatou Petrucci.
"De repente, os ingressos dos shows estavam esgotados. Antes da música chegar às rádios, estávamos indo bem. Mas agora, as pessoas queriam nos ver. Ainda estávamos no circuito de clubes, mas pelo menos a banda podia seguir em frente", afirmou o vocalista James LaBrie, que fez sua estreia pelo Dream Theater em "Images And Words".
No fim das contas, "Pull Me Under", o hit improvável, abriu as portas não apenas para o Dream Theater, mas também para o Metal Progressivo, gênero que continua firme e forte até os dias atuais.
"Eu não diria que muitas bandas começaram a nos copiar, mas o que isso fez foi provar a elas que havia esperança para um estilo de música que estava totalmente fora de moda no início dos anos 90. Para o Dream Theater, foi o ponto de partida para tudo o que conquistamos desde então", pontuou o frontman do Dream Theater.
Trinta e dois anos depois de seu lançamento, "Pull Me Under" continua sendo o maior sucesso do Dream Theater e a música que mais foi tocada ao vivo pelo quinteto. Segundo dados publicados no site Setlist.FM, "Pull Me Under" foi executada em nada menos que 847 apresentações do grupo que popularizou o Metal Progressivo.
"Images And Words" foi gravado por James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Portnoy (bateria) e Kevin Moore (teclado).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Corpos dos Mamonas Assassinas serão cremados para homenagem póstuma
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence

Em 07/07/1992: Dream Theater lançava "Images And Words", álbum que mudou sua história
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Dream Theater se inspirou em Thiaguinho? Surgem evidências
A recomendação da gravadora na hora de entrevistar Mike Portnoy, segundo Regis Tadeu
Os músicos que entrariam na pior banda do mundo da história, segundo Regis Tadeu
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Mike Portnoy lamenta a morte de sua madrasta; "Ela e meu pai Howard finalmente se reuniram"
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
Mike Portnoy sente-se mal por Mike Mangini, seu substituto no Dream Theater
Dez hits do heavy metal que podem ser ouvidos por quem não gosta do estilo


