A música que nem seria incluída em disco, mas virou hit e mudou a história do Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de agosto de 2024
Fundada nos anos 1980 pelo baterista Mike Portnoy, pelo guitarrista John Petrucci e pelo baixista John Myung, a banda norte-americana Dream Theater é a maior representante da história do Metal Progressivo. E não é nenhum exagero afirmar que o estilo em questão (caracterizado por composições longas e intrincadas) se tornou popular no mundo todo por conta de Portnoy e seus camaradas.
Dream Theater - Mais Novidades
A trajetória do Dream Theater começou em 1985, porém, o sucesso bateu na porta do quinteto apenas no início da década seguinte, por conta de uma música que até hoje é o maior hit do grupo. É claro que estou falando sobre a magnífica "Pull Me Under", faixa que abre "Images And Words", segundo disco de estúdio do Dream Theater, lançado no dia 7 de julho de 1992.
"Pull Me Under" foi a música responsável por colocar o Dream Theater no mapa, de acordo com depoimento concedido por Mike Portnoy à Drumeo. Curiosamente, a música não estava nos planos da banda.
"‘Pull Me Under’ foi a música que colocou o Dream Theater no mapa. Eu acho que é bastante seguro dizer que se não escrevêssemos essa música, eu não estaria sentado aqui hoje. É estranho que [a música] nem deveria estar no álbum, e no último minuto, nosso cara de A&R [nota: A&R é uma espécie de elo entre artistas e gravadoras] na época, Derek Oliver, nos pediu para escrever mais uma música, talvez algo um pouco mais conciso, embora com oito minutos e meio de duração.
Eu não sei se acertamos na parte da concisão, mas acho que definitivamente acertamos em algo que fosse facilmente digerível", contou o talentoso baterista, que tem algumas memórias ruins a respeito do processo de gravação e mixagem de "Pull Me Under".
"Lidar com esse idiota foi tortuoso", disse Portnoy, em uma entrevista de 2006 (via revista Prog), se referindo a David Prater, produtor de "Images And Words", que segundo reza a lenda, pediu para mixar "Pull Me Under" sem roupa.
Felizmente, os músicos do Dream Theater atenderam o pedido de Derek e escreveram "Pull Me Under", música que na opinião de John Petrucci era só mais uma faixa no repertório.
"Para nós, era apenas mais uma faixa decente que poderíamos usar no futuro", disse Petrucci, em uma entrevista concedida à Classic Rock. Felizmente, essa "faixa decente" fez o Dream Theater ser ouvido, como John contou na mesma entrevista.
"Conseguimos ser ouvidos com essa música, e isso foi notável. Naquela época, o Grunge estava começando a tomar conta. Então, a menos que você fosse Nirvana, Pearl Jam ou algo do gênero, as estações de rádio não estavam interessadas. Mas ‘Pull Me Under’ foi uma exceção."
Uma parte importante do sucesso alcançado por "Pull Me Under" pode ser creditada ao seu vídeo, que foi veiculado pela MTV (Music Television), importante veículo de comunicação que infelizmente perdeu força com o passar dos anos.
"Estávamos na estrada na época, e de repente a gravadora estava nos pressionando para fazer um vídeo. A única maneira de fazer um vídeo era filmá-lo no palco e editá-lo. Foi um trabalho muito apressado. Mas o vídeo chegou à MTV, o que foi uma exposição crucial", relatou Petrucci.
"De repente, os ingressos dos shows estavam esgotados. Antes da música chegar às rádios, estávamos indo bem. Mas agora, as pessoas queriam nos ver. Ainda estávamos no circuito de clubes, mas pelo menos a banda podia seguir em frente", afirmou o vocalista James LaBrie, que fez sua estreia pelo Dream Theater em "Images And Words".
No fim das contas, "Pull Me Under", o hit improvável, abriu as portas não apenas para o Dream Theater, mas também para o Metal Progressivo, gênero que continua firme e forte até os dias atuais.
"Eu não diria que muitas bandas começaram a nos copiar, mas o que isso fez foi provar a elas que havia esperança para um estilo de música que estava totalmente fora de moda no início dos anos 90. Para o Dream Theater, foi o ponto de partida para tudo o que conquistamos desde então", pontuou o frontman do Dream Theater.
Trinta e dois anos depois de seu lançamento, "Pull Me Under" continua sendo o maior sucesso do Dream Theater e a música que mais foi tocada ao vivo pelo quinteto. Segundo dados publicados no site Setlist.FM, "Pull Me Under" foi executada em nada menos que 847 apresentações do grupo que popularizou o Metal Progressivo.
"Images And Words" foi gravado por James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Portnoy (bateria) e Kevin Moore (teclado).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
"Estou velho": Geoff Tate explica decisão de abandonar "Operation Mindcrime"
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
Como Regis Tadeu contou ao próprio Tim "Ripper" Owens que odiou o som do KK's Priest?
A banda alemã da qual John Lydon (Sex Pistols) tentou fazer parte
O guitarrista famoso que Angus Young considerava "chato" sem seu vocalista
Guitarrista Tommy Thayer confirma que o Kiss gravou uma nova música
O guitarrista que Randy Rhoads se sentia imitando: "Faço muita coisa como ele, e isso me mata"
O ídolo que Pete Townshend preferia não ter conhecido do jeito em que ele estava

Em 07/07/1992: Dream Theater lançava "Images And Words", álbum que mudou sua história
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
John Petrucci percebeu que poderia se tornar um bom guitarrista quando era adolescente
30 músicas do Dream Theater que ultrapassam 10 minutos de duração
Lista: vocalistas que mudaram a história de suas bandas para sempre
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade


