"Alice in Hell" (Annihilator) influenciou "Rust in Peace" (Megadeth)? Jeff Waters responde
Por João Renato Alves
Postado em 26 de dezembro de 2024
Jeff Waters, guitarrista, principal compositor e eventual vocalista do Annihilator realizou uma sessão de perguntas e respostas com o canal do YouTube Rock Kommander. Em determinado momento, foi questionado se soube da influência que o debut da banda, "Alice in Hell", exerceu em "Rust in Peace", do Megadeth.
O músico disse, conforme repercussão do Blabbermouth: "David Ellefson, Dave Mustaine e outros músicos que passaram pelo Megadeth são meus amigos há um bom tempo. Converso com Mustaine desde 1989, quando ele me convidou para entrar na banda e eu não aceitei. Eles fizeram o incrível "Rust In Peace" com Marty Friedman e continuamos em turnê com o Testament. Mas, sim, dá para ouvir um pouco de ‘Alice In Hell’ no ‘Rust In Peace’, que saiu um ano depois. Então há uma verdade absoluta nisso, acredite ou não."
Para reforçar seu ponto, Jeff conta com a fala de um dos envolvidos. "Muitos fãs não sabem, mas David Ellefson disse, eu acho que no Blabbermouth, o site de notícias de metal online, anos atrás, talvez 10 anos, 15 anos atrás, não tenho certeza de quando, que enquanto o Megadeth estava dirigindo para os ensaios, escrevendo e gravando o álbum 'Rust In Peace' , eles ouviam 'Alice In Hell'. Cantavam e dirigiam para o estúdio todos os dias ouvindo aquele disco.
Então eu sempre ouvi o álbum 'Rust In Peace' e achei ótimo. Marty Friedman estava fazendo esses solos de guitarra incríveis, mas eu sempre pensei que há algumas partes onde você ouve um estilo de blues, mesmo ele não sendo um guitarrista de blues. E eu sempre pensei que talvez ele e eu tivéssemos as mesmas influências. Mas David Ellefson e Nick Menza disseram, 'Não, não, não. Nós ouvimos suas coisas por um ano inteiro no caminho para essas sessões.' Então eu fiquei, tipo, 'Espera aí, eu era um garoto de 20 anos e tive uma pequena influência no seu melhor álbum.'
Então, isso eu posso dizer que é verdade. Você pode perguntar a Ellefson ou qualquer um desses caras. Levo algum crédito no sentido de que estou honrado que eles estariam ouvindo e cantando minha música no caminho para gravar e escrever suas músicas. Incrível. Sim, isso vai entrar para o top 10 de momentos legais da minha vida."
"Alice in Hell" foi lançado em 17 de abril de 1989. Apesar de o material de divulgação apontar a banda como quinteto, apenas três músicos estiveram envolvidos na gravação: o vocalista Randy Rampage, o baterista Ray Hartmann e o guitarrista Jeff Waters, que também registrou o baixo e assinou a produção.
O grupo usou um projeto do governo canadense que financiava novos artistas para bancar todo o processo de gravação, produção e divulgação do álbum. Frontman original, John Bates contribuiu com o processo de composição, o que se repetiria em vários momentos da carreira, embora ele nunca tenha retornado como membro oficial.
A música "Alison Hell", lançada como single, se tornou uma das mais conhecidas de toda a história do Annihilator. A letra foi baseada na história real de uma garota que sofria de transtornos mentais e era trancada em casa pelos pais. Após anos em situação análoga a cativeiro, ela foi interditada pelo poder público e recebeu tratamento adequado.
"Alice In Hell" vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo. A turnê de divulgação contou com o Annihilator abrindo para o Onslaught na Europa e Testament na América do Norte.
Disponibilizado em 24 de setembro de 1990, "Rust in Peace" foi o quarto trabalho de inéditas do Megadeth. Marcou as estreias do guitarrista Marty Friedman e do baterista Nick Menza, dando início à era mais bem-sucedida do grupo.
Criada por Ed Repka a capa traz a mascote Vic Rattlehead junto ao primeiro-ministro britânico John Major, o primeiro-ministro japonês Toshiki Kaifu, o presidente alemão Richard von Weizsäcker, o presidente soviético Mikhail Gorbachev e o presidente estadunidense George H. W. Bush.
As letras abordam temas como guerra, religião, política, teorias alienígenas conspiratórias e as lutas de Dave Mustaine contra o vício. Apesar de Mike Clink assinar a produção, os músicos trabalharam mais diretamente com o engenheiro de som, Max Norman, já que o titular da posição estava ocupado com os "Use Your Illusion I e II", do Guns N’ Roses.
"Rust In Peace" ganhou discos de platina nos Estados Unidos e Canadá, além de ouro no Reino Unido. É até hoje considerado o trabalho referencial da carreira do Megadeth, embora seu sucessor, "Countdown to Extinction" (1992), tenha vendido ainda mais cópias.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps