Vocalista dos Sex Pistols confessa se sentir culpado pela morte do amigo Sid Vicious
Por André Garcia
Postado em 25 de dezembro de 2024
Drogas (lícitas e ilícitas) sempre estiveram presentes na música na primeira metade do século passado, principalmente no jazz e no blues. No rock as drogas se tornaram parte da cultura ao longo dos anos 60 — especialmente a partir do momento em que os Beatles experimentaram primeiro a maconha (por meio de Bob Dylan) e, no ano seguinte, o LSD (por um meio de um dentista).
Sex Pistols - Mais Novidades
O que surgiu como uma ingênua busca pela abertura das portas da percepção e elevação da consciência, logo descambou para o vício. Até mesmo o movimento hippie, que surgiu sonhando mudar o mundo pelo poder da paz e do amor, logo se tornou um amontoado de maltrapilhos que peregrinavam como andarilhos de festival em festival para pirar nas drogas.
Não demorou para que o abuso químico começasse fazer vítimas: só entre 1969 e 71 a bebida e as drogas nos levaram Brian Jones, Jimi Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin. O problema ficou ainda mais grave na década seguinte, quando a maconha e o LSD saíram de moda e a cocaína dominou. A situação ficou pior ainda após o surgimento do punk, quando a heroína virou moda entre jovens de 20 e poucos anos — deixando para trás um rastro de cadáveres.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
A mais emblemática história trágica escrita pela heroína foi a do baixista dos Sex Pistols Sid Vicious, que morreu de overdose em 1979 com apenas 21 anos após ser preso como suspeito de ter esfaqueado e matado a namorada Nancy Spungen (crime que ele sequer sabia se tinha ou não cometido, porque não se lembrava de nada).
Em vídeo no YouTube de uma entrevista para a TV aparentemente de por volta de 2010 o vocalista dos Sex Pistols chorou ao confessar se sentir culpado pela morte do amigo Sid – afinal de contas, foi ele que não só o levou para a banda como ainda o apresentou a Nancy:
"A heroína... pois é... matou geral, né? E foi aquela tal de Nancy que meteu ele [Sid] nessa coisa toda [de drogas pesadas]. Ele era jovem e ingênuo demais para saber no que estava se metendo. E o pior de tudo é que Sid jamais teria ficado com uma garota como Nancy a não ser que alguém como eu tivesse apresentado a ele [começa a chorar]! Fui eu mesmo que apresentei eles um ao outro. Então eu confesso que carrego um grande sentimento de culpa pela morte de Sid por causa disso. Tenho saudade dos meus amigos [que morreram de overdose]."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
Angra confirma mais um show da turnê de 30 anos de "Holy Land", agora em Belo Horizonte
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
Cornos do Rock: a dor e o peso do chifre em três belas canções
AC/DC: a história do nome e a idéia do uniforme de Angus
A opinião de Kerry King do Slayer sobre o estilo do Offspring e do Green Day
As demissões mais esquisitas da história do rock, de Pink Floyd a Beatles
Álbuns clássicos do rock e metal que quase tiveram outros nomes, segundo a Loudwire
Documentário sobre baixista do Sex Pistols chega às plataformas digitais este mês
Neil Tennant (Pet Shop Boys) conta como foi assistir show do Sex Pistols em 1976
Randy Blythe (Lamb of God) responde a Max Cavalera sobre vocalistas que o influenciaram
O impacto que o Sex Pistols causou em Tom Morello, guitarrista do Rage Against The Machine
O rockstar dos anos 1970 que voltará ao Brasil após 34 anos: "Show longo e pesado"

