Vocalista dos Sex Pistols confessa se sentir culpado pela morte do amigo Sid Vicious
Por André Garcia
Postado em 25 de dezembro de 2024
Drogas (lícitas e ilícitas) sempre estiveram presentes na música na primeira metade do século passado, principalmente no jazz e no blues. No rock as drogas se tornaram parte da cultura ao longo dos anos 60 — especialmente a partir do momento em que os Beatles experimentaram primeiro a maconha (por meio de Bob Dylan) e, no ano seguinte, o LSD (por um meio de um dentista).
Sex Pistols - Mais Novidades
O que surgiu como uma ingênua busca pela abertura das portas da percepção e elevação da consciência, logo descambou para o vício. Até mesmo o movimento hippie, que surgiu sonhando mudar o mundo pelo poder da paz e do amor, logo se tornou um amontoado de maltrapilhos que peregrinavam como andarilhos de festival em festival para pirar nas drogas.
Não demorou para que o abuso químico começasse fazer vítimas: só entre 1969 e 71 a bebida e as drogas nos levaram Brian Jones, Jimi Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin. O problema ficou ainda mais grave na década seguinte, quando a maconha e o LSD saíram de moda e a cocaína dominou. A situação ficou pior ainda após o surgimento do punk, quando a heroína virou moda entre jovens de 20 e poucos anos — deixando para trás um rastro de cadáveres.
A mais emblemática história trágica escrita pela heroína foi a do baixista dos Sex Pistols Sid Vicious, que morreu de overdose em 1979 com apenas 21 anos após ser preso como suspeito de ter esfaqueado e matado a namorada Nancy Spungen (crime que ele sequer sabia se tinha ou não cometido, porque não se lembrava de nada).
Em vídeo no YouTube de uma entrevista para a TV aparentemente de por volta de 2010 o vocalista dos Sex Pistols chorou ao confessar se sentir culpado pela morte do amigo Sid – afinal de contas, foi ele que não só o levou para a banda como ainda o apresentou a Nancy:
"A heroína... pois é... matou geral, né? E foi aquela tal de Nancy que meteu ele [Sid] nessa coisa toda [de drogas pesadas]. Ele era jovem e ingênuo demais para saber no que estava se metendo. E o pior de tudo é que Sid jamais teria ficado com uma garota como Nancy a não ser que alguém como eu tivesse apresentado a ele [começa a chorar]! Fui eu mesmo que apresentei eles um ao outro. Então eu confesso que carrego um grande sentimento de culpa pela morte de Sid por causa disso. Tenho saudade dos meus amigos [que morreram de overdose]."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Sebastian Bach diz que Axl Rose aquece a voz com uma gravação dele há muitos anos
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
A música de Elvis Presley que fez Jimmy Page querer ser um músico
A comovente opinião de Glenn Hughes sobre Tony Iommi o expulsar do Black Sabbath
A banda que inventou o heavy metal, na opinião de Ronnie James Dio



A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence
Músicos do The Clash, Sex Pistols e The Libertines unem forças em single antirracista
O guitarrista que recusou os Rolling Stones e trabalhou com os Sex Pistols
A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
A opinião de John Lennon e Paul McCartney sobre os Sex Pistols
Membro original dos Sex Pistols esculacha o Oasis, e Liam Gallagher não deixa barato



