O verdadeiro significado do rock segundo Pete Townshend: "A música não é o primordial"
Por André Garcia
Postado em 21 de dezembro de 2024
O The Who surgiu flertando com o rock pesado em seu álbum de estreia, "My Generation" (1965); com o pop psicodélico em "A Quick One" (1966) e com ópera em "The Who Sell Out" (1967). Em seu quarto álbum, "Tommy" (1969 [disco duplo em vinil, mas um disco só em CD]), a banda conseguiu unir de forma coesa e soberba essas três vertentes.
Com aquele trabalho, Pete Townshend foi finalmente reconhecido como guitarrista e compositor da primeira prateleira do rock inglês.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista de 1971 para a Beat Instrumental Pete filosofou ao refletir sobre o The Who e sobre o rock como mais que um mero gênero musical.
"O fio condutor do rock é [a ideia de] que a música não é a coisa primordial, mas é ela que mantém o equilíbrio. [Fora o rock] não consigo pensar em nenhuma outra forma de organização com fundamentos tão bem definidos, com uma ética tão bem definida. O rock não finge aliviar o tédio. Na verdade, o rock reflete suas frustrações; ele absorve suas frustrações e depois explode com elas. Ele te livra daquilo."
Através da metafórica história de um garoto cego, surdo e mundo que se tornou o campeão do pinball, com "Tommy" Townshend pôs para fora muita coisa autobiográfica.
"Tommy" expandiu os horizontes musicais e líricos do rock; e, assim como um paraquedas, a mente depois que se abre não dá mais para fechar. O guitarrista naquela época estava ainda tentando assimilar como ele e o The Who seriam transformados por aquela mudança de paradigma que eles próprios provocaram:
"Sempre senti que o rock podia ir muito além de se limitar a músicas de 3 minutos [lançadas como single]. A questão agora é… o que a gente faz com essa duração estendida? Hoje, o problema do The Who é que parte do tempo (no álbum e no palco) se tornou tão previsível... Sentimos que precisamos de um novo rumo — algo que pode não ser o procedimento padrão do rock, mas que, ainda assim, tenha a mesma simplicidade fundamental. Meu objetivo é libertar o The Who de suas próprias amarras."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps