Por que o Poison preferiu C.C. DeVille a Slash? Baterista explica
Por João Renato Alves
Postado em 19 de dezembro de 2024
Todos os fãs do Poison e do Guns N’ Roses conhecem a história de quando Slash fez um teste para a primeira banda mencionada. Aconteceu em 1985, após o guitarrista original, Matt Smith, ter decidido voltar para casa e se afastar das atividades do grupo. Ainda assim, ele participou da escolha do substituto.
Em entrevista ao The Patrick LabyorSheaux With Patrick Labyorteaux, o baterista Rikki Rockett tentou explicar o que fez a escolha recair sobre C.C. DeVille, que entre idas e vindas ocupa a função até hoje. Ele disse, conforme transcrição do Blabbermouth:
"Não sei o motivo, mas era óbvio para nós que C.C. seria a melhor opção. Nós conhecíamos Slash e gostávamos muito dele. Nosso antigo guitarrista achava que ele era a escolha certa, e não estaria errado. Mas nós temos duas bandas muito legais disso, Guns N’ Roses e Poison. Onde estaria o Guns se Slash tivesse se juntado a nós? Onde estaria o Poison? Talvez tivéssemos dissolvido, talvez tivéssemos brigado, talvez tivéssemos algo realmente diferente. Quem sabe? Simplesmente não há como saber."

Ano passado, falando à Guitar World, Matt Smith confirmou que sua preferência era pelo nome que não foi escolhido. "A vaga ficou entre Slash e C.C. DeVille. Ninguém mais foi testado. Os dois eram ótimos. Minha preferência era por Slash. Quando ele chegou, tocamos ‘Last Child’, do Aerosmith, o que foi muito divertido. Tenho poucas lembranças da audição de C.C."
Sendo assim, quais motivos Smith entende que levaram à escolha de DeVille? Ele teoriza: "Acredito que tenha pesado o fato de ser um cara da Costa Leste. É difícil questionar a opção com o sucesso que alcançaram. Além disso, eles queriam ir para um lado mais glam e C.C. se encaixava melhor na proposta. Eu já tinha voltado para a Pensilvânia quando Rikki (Rockett, baterista) me ligou para contar. Pessoalmente, preferia Slash, mas entendi a decisão."
Em 2017, durante entrevista ao saudoso Leslie West (frontman do Mountain), publicada no site Music Aficionado, Slash relembrou o convite. "Sempre estava começando bandas e buscando pessoas para compor junto, mas nunca achava um cantor. Um cantor ruim faz uma boa banda soar terrível. Em certo ponto, esse cara, Matt (Smith), era o guitarrista original do Poison, uma banda com a qual eu não tinha a menor afinidade, me ligou e disse que estava saindo e voltaria para Pensilvânia. Precisavam de um substituto."
O músico revelou ter pensado por um tempo e, enfim, ter decidido deixar o orgulho de lado. "Ao menos, eu estaria fazendo shows – eram a maior banda da Sunset Strip na época. Aprendi quatro músicas e saí para tocar com eles. Tínhamos uma grande diferença de opinião sobre tudo – imagem, roupas. Eu sabia que não funcionaria. Perguntaram se eu planejava usar jeans e camiseta no palco, e eu disse que sim."
Dessa forma, não surpreende a Slash que C.C. DeVille tenha ficado com a vaga em definitivo. "Ele se maquiava, tinha seu cabelo todo feito, era o cara para aquela vaga. Bobby Dall (baixista) me ligou e disse que escolheram o cara, e eu não me surpreendi. Se tivesse dado certo e eu ficasse com a vaga, não teria durado muito tempo."
O guitarrista finalizou ressaltando que o foco principal do glam metal de Hollywood não era "integridade musical", o que o afastou da cena. "Eles só queriam saber das roupas e da imagem. É isso que eu odiava em West Hollywood. O Guns N’ Roses foi o resultado direto de nós odiando essa cena. Nunca fomos atraídos por isso. Gostávamos dos Dolls, Bowie, Aerosmith e Stones da década de 1970. Não curtíamos delineador e roupas extravagantes."
Slash quase foi guitarrista do Poison
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Wattie, vocalista do Exploited, passa mal no palco novamente
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Poison: Slash comenta como foi a audição para a banda
Por um triz: quando por pouco a história do Rock não foi a mesma
Slash: empresário explica porque ele não entrou no Poison
Como um par de sapatos roubados mudou a história do rock dos anos oitenta
Slash revela motivo para recusar entrar no Poison: "Era óbvio que não ia dar em nada"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Rikki Rockett volta atrás e admite que Bret Michaels não pediu mais por turnê do Poison
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire


