Grana afastou Marty Friedman de reunião da formação clássica do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de dezembro de 2024
A formação clássica do Megadeth permaneceu unida por cerca de uma década e gravou alguns dos trabalhos mais celebrados do grupo, com destaque para "Rust in Peace". O quarteto começou a se desfazer em 1998, quando o baterista Nick Menza foi demitido. Dois anos depois, foi a vez do guitarrista Marty Friedman puxar o carro.
O tempo passou, diferentes músicos se juntaram ao Megadeth, e em 2014, o baterista Shawn Drover e o guitarrista Chris Broderick deixaram o grupo liderado por Dave Mustaine. Como o baixista David Ellefson fazia parte da banda na época, surgiu a chance de uma reunião da formação clássica.
Marty Friedman chegou a se reunir com Mustaine e Ellefson na Califórnia para discutir um possível retorno. A reunião não se concretizou, e o guitarrista contou em um trecho de seu livro "Dreaming Japanese" (via Blabbermouth) por quais razões não voltou ao Megadeth.
"O valor que eles ofereceram foi bem próximo do primeiro salário que recebi quando entrei no Megadeth em 1990. Se eu tivesse alguma ideia de que eles iriam me oferecer um valor tão baixo, eu nunca teria me encontrado com eles em Anaheim. Se eu tivesse aceitado aquela oferta, teria recebido menos em uma semana do que ganho em um dia normal no Japão. Fiquei atônito e irritado e disse a eles que não poderia nem pensar nisso. Fiz uma contraproposta, que era o mínimo que eu poderia aceitar, e muito menos do que recebi de qualquer um dos artistas com quem fiz turnê no Japão."
Apesar de não ter ficado satisfeito com o valor oferecido, Friedman até toparia retornar ao Megadeth, que tinha planos para uma tour com o Iron Maiden. O músico relembra:
"Eu estava disposto a assumir o ônus financeiro porque uma turnê de reunião com o Megadeth abrindo para o Iron Maiden poderia abrir portas para mim novamente nos Estados Unidos. E o que viria a seguir poderia ser uma turnê maior do que qualquer outra que tivéssemos feito anteriormente. Mesmo que eles aceitassem o meu preço, a turnê teria sido um ganho enorme para eles. Eles poderiam facilmente ter concordado com isso e a reunião teria sido realizada, mas disseram que eu queria dinheiro demais."
A formação clássica do Megadeth jamais se reunirá, pois Nick Menza faleceu em maio de 2016. O baterista morreu enquanto se apresentava com sua banda OHM.
Em 2023, Marty Friedman participou de dois shows do Megadeth, um realizado no Japão e outro na Alemanha. O ícone da guitarra afirmou que voltar a subir no palco com o grupo de Thrash Metal foi divertido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps