A "trairagem" que fez Marty Friedman sair do Megadeth, segundo o próprio guitarrista
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de novembro de 2023
O talentoso Marty Friedman foi guitarrista da banda de Thrash Metal por cerca de uma década e gravou ótimos discos, com destaque para "Rust In Peace", "Countdown To Extinction" e "Youthanasia". A parceria entre Megadeth e Friedman foi encerrada no início do ano 2000. E a separação começou a se desenhar durante as gravações do álbum "Risk", que foi lançado em maio de 1999.
Friedman contou a história em uma coluna chamada "Story Behind The Song", que pode ser encontrada em seu site oficial. Segundo as palavras do guitarrista, o solo de "Breadline" (uma das faixas de "Risk") foi o começo do fim de sua bela história como integrante do Megadeth.
"Essa era minha música favorita do álbum na época. Também fiz meu solo favorito do álbum nessa música, mas ele foi substituído por Dave sem meu conhecimento. Apareci em Nashville todo animado para ouvir as mixagens e quando ‘Breadline’ apareceu, fiquei especialmente animado. O solo veio e minha boca caiu no chão. Onde diabos estava meu solo???
Fiquei furioso porque ninguém tinha me contado nada até a música já estar mixada. Acontece que nossos empresários não gostaram do solo que fiz, disseram que era ‘muito feliz e melódico’. Bem, era uma música ‘feliz e melódica’! De qualquer forma, se eles precisassem refazer, eles poderiam ter me dito que eu ficaria feliz em voltar para Nashville e refazer. Essa falta de consideração certamente plantou a semente para eu querer sair da banda", disse Friedman, que aparentemente, ficou magoado com a trairagem.
"Era como se eles não precisassem da minha guitarra, eu certamente não precisava estar lá. Não era como se eu fosse Ace Frehley, chapado demais para tocar e que não aparecia no estúdio para gravar. Fiz um ótimo solo e teria ficado feliz em substituí-lo por um que deixasse todo mundo feliz, mas não recebi ligação, nada, até estar na sala de controle ouvindo as mixagens finais", concluiu o guitarrista.
No fim das contas, Marty Friedman deixou o Megadeth em 2000. Vinte e três anos depois, o guitarrista (que aparentemente, acertou os ponteiros com Mustaine) participou de dois shows que o Megadeth realizou em 2023, um na Alemanha e outro no Japão.
"Risk" é o oitavo disco de estúdio do Megadeth e o último registro do grupo gravado por Marty Friedman. Sucessor de "Cryptic Writings", o álbum marca a estreia do baterista Jimmy DeGrasso, escolhido como substituto de Nick Menza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps