A vacilada de Dave Grohl quando ele foi explicar porque John Bonham é inigualável
Por Bruce William
Postado em 07 de dezembro de 2024
Não tem como negar que Dave Grohl é um grande fã de John Bonham, baterista do Led Zeppelin. Em 2010, o líder do Foo Fighters narrou um documentário da BBC Radio 6 sobre Bonham e, em 2021, escreveu o prefácio do livro "Beast: John Bonham And The Rise Of Led Zeppelin", relembra a Far Out.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Grohl frequentemente chama Bonham de "o maior baterista de rock de todos os tempos" em entrevistas, afirmando que "ninguém chega perto dele". Em uma edição de 2005 da Mojo, dedicada ao falecido baterista, Grohl listou suas dez músicas favoritas que destacam o talento de Bonham. Ele classificou "Achilles' Last Stand", do álbum "Presence", no topo, elogiando o padrão de bumbo que impulsiona a faixa e os fills "que não parecem humanamente possíveis"
Entre as outras músicas escolhidas estavam "Kashmir", onde Grohl destacou o equilíbrio entre groove e momentos de brilho técnico, e "When the Levee Breaks", descrita como um exemplo do groove poderoso de Bonham. Ele também mencionou "Since I Been Loving You", onde o estilo "triste e belo" da bateria de Bonham o emocionava.
Grohl ainda elogiou a versão ao vivo de "Immigrant Song" em "How the West Was Won", além de músicas como "Poor Tom", "Trampled Underfoot", "No Quarter" e "The Wanton Song". Ao fim, ele também destacou "Moby Dick", famosa pelo solo de bateria somente com as mãos. "O que posso dizer? 'Moby Dick' é foda, cara! Você nunca encontrará outro baterista disposto a tocar um solo com as próprias mãos. Eu tentei e dói. Você tem que beber uma garrafa de vodca só para pensar em fazer isso".
Neste ponto, Dave percebeu que deu uma vacilada e tentou ao menos dar uma corrigida: "Talvez não seja a analogia mais apropriada, já que Bonham foi achado [morto] depois de beber cerca de 40 doses - ou algo entre 1 e 1,5 litros - de vodca nas horas antes de sua morte por aspiração pulmonar. Seja como for, Bonham devia ter uma alta resistência à dor para tocar bateria com as mãos. Diz-se que ele regularmente cortava as mãos nos pratos e chimbal ao tocar a música nos shows, e continuava a executar o solo com os dedos sangrando."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Aerosmith publica novas fotos e confirma retorno do baterista Joey Kramer
A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
O megahit do rock nacional dos anos 1980 que encantou Richie Sambora do Bon Jovi
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A diferença dos fãs de metal nos EUA e Europa e no Brasil, segundo produtor do ProgPower
43 roqueiros que morreram em 2026, segundo a Loudwire
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
Como o Pink Floyd se sacrificou financeiramente para criar uma obra-prima
Todos os discos do Van Halen gravador por Sammy Hagar, do pior ao melhor, segundo o CRH
Soilwork lança "Night Whispers & Shining Lights"; "agradecimento pelo fim de uma era"
O jardineiro que largou o emprego e, dois dias depois, estava tocando com David Bowie


Quando os shows do Led Zeppelin passaram a ser criticados por algo que antes era só elogio
Os 30 melhores álbuns do blues rock britânico segundo a Classic Rock
Robert Plant admite que morte do filho mudou relação com o Led Zeppelin
O melhor violonista de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
A banda que Freddie Mercury e Dave Grohl colocam acima de todas e Axl Rose discorda
Jimmy Page: pediam "toca Raul" ao desleixado Jimmy Lama, morando na Bahia
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas


