Popol Ace: uma banda progressiva norueguesa de primeira linha
Por Israel Martins
Postado em 29 de janeiro de 2025
Um quinteto norueguês setentista que deixou em seu curto legado dois bons álbuns. Começaram sua trajetória com o nome de "Popol Vuh" (um nome relacionado à mitologia maia), até que tomaram conhecimento na época de uma banda alemã usando esse mesmo nome, optaram então em mudar o nome da banda para Popol Ace.

Antes mesmo de gravarem ganharam o prêmio Grammy norueguês (Spellemannsprisen), isso em 1972, como melhor banda do país. O sucesso do grupo foi tão positivo que logo em seu primeiro disco os caras embarcaram em um projeto bastante ambicioso, caro e exigente, "Stolen From Time", pela Polydor. Um disco progressivo e muito clássico, fortemente influenciado pelo Genesis, produzido de forma rígida, buscando o esperado sucesso internacional.
Tudo corria muito bem, fama, dinheiro, casas lotadas, mas o que era bom se transformou à seguir em uma baita dor de cabeça. O vocalista Jan Teigen repentinamente deixa o grupo para se tornar um dos principais cantores e artistas solo do país. O grupo então corre atrás do tempo perdido e contrata Asbjørn Krogtoft, um jovem e talentoso vocalista, mas acabou não dando liga. A banda então optou em fazer uma pausa, no intuito de se reunirem novamente em algum dia, mas antes de parar começaram a ensaiar enfaticamente para apresentar o seu último álbum, "Curly Sounds", um álbum com uma pegada mais pop, ótimo de se ouvir. Apesar de sonoramente mudar a sua vertente, o disco foi bem aceito pelo público, mas não teve jeito, depois de várias reuniões a Popol Ace estava mesmo convicta à parar, fizeram sua última turnê pela Noruega e países vizinhos, até oficializaram realmente o fim de sua jornada.
Musicalmente falando, eles sempre tocaram com uma sonorização progressiva, mas ouvindo principalmente o segundo disco você percebe em momentos distintos uma ritmo pop-rock, valorizando muito o seu grave, algo muito diferente naquela época. Isso fazia da Popol Ace uma banda bem inusitada.
FONTE: Canal ROCK 'N' ROLL 70's
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"


Ramones - Perguntas e respostas e curiosidades
Metal Moderno: 5 bandas aptas a se tornarem clássicas
Tony Iommi: John Bonham quebrou a bateria de Bill Ward
A maior banda de rock'n'roll para Brad Pitt; "Sou um grande fã de tudo que ele faz"
Europe: coisas sobre o Joey Tempest que quase ninguém sabe
Saiba tamanho da fortuna de John Deacon, do Queen - e quanto ele ganha sem sair de casa


